A vida moderna nos leva a querer cada vez mais informação em tempo menor e nem sempre nessa roda vida que é nosso dia a dia paramos para fazer leituras profundas.
Por isso, preparamos 12 informações em formato de tweets para você ficar conectado ao que a inovação nos prepara para 2023:
>> O 5G estará melhor e, com isso, possibilitará ofertar serviços e experiências que darão a marcas e empresas diferenciais junto ao público-alvo e deve gerar maior engajamento e reconhecimento de marca.
>> O 5G, ainda ele, pense no mesmo para o mercado de jogos, com mais aplicações e experiências, ampliando um mercado que já é muito grande e rentável.
>> O 5G, terceira parte, ampliando as possibilidades e uso da IoT (Internet das Coisas), ou seja, redes específicas como LoRa que tornarão essas aplicabilidades mais exponenciais.
>> A análise incorporada de dados une ferramentas de análise aos tradicionais Bis (Business Intelligence), e vai ampliar sua participação nas decisões das empresas e deve ampliar o foco na experiência e satisfação do cliente.
>> Com o uso do VR e RA teremos experiências que irão quebrar as fronteiras entre real e digital, por isso, desenvolver produtos e experiências com recursos de Realidade Virtual (VR) e Realidade Aumentada (AR) é tendência certa.
>> VR e RA, segunda parte, além do uso para o consumidor, é de grande valia para empresas ampliarem a qualificação interna de times, buscando reduzir custos e ampliar conhecimento.
>> Observabilidade aplicada irá ampliar as condições para que os gestores utilizem de forma sistemática as aplicações de TI para soluções de problemas e com isso, redução no tempo de resposta é maior assertividade nos processos.
>> Redução e até exclusão do uso de cookies. Pois, em 2024, o Google já não permitirá seu uso. Com isso, ganha cada vez mais força o uso de first party data, que são as informações coletadas pela sua própria empresa sobre os seus consumidores e leads.
>> Tecnologia sustentável, além da atração de investimentos, a aplicação de ESG (Environmental, Social and Corporate Governance) qualifica as empresas para investidores e também o consumidor terá uma relação mais próxima e irá valorizar as companhias que estão conectadas ao tema. A Governança Socioambiental Corporativa, mais que uma bandeira, é também essencial para a sustentabilidade de qualquer negócio.
>> A era dos superaplicativos, pois eles irão reunir informações, serviços, experiências em formato de um ecossistema em benefício do cliente. Claro que é importante considerar as funcionalidades e relevância de tudo o que for ofertado na plataforma, além da UX, pense no que faz sentido ao seu portfólio de serviços.
>> O Metaverso segue nas apostas de todas as previsões, o desafio será como transformar em um ativo de resultados financeiros para as empresas, além disso, qual a compreensão e preparação interna do seu time para o uso do mesmo.
>> Empresas que operem Cibersegurança e Digital Immune System integradas entre si, para o desenvolvimento de ecossistemas de negócios complexos, que exigem conexões com diversos usuários de várias organizações. Lembrando que segurança é uma preocupação constante para todos.
Usamos como fonte de pesquisa, sites diversos e estudos publicados. Se você também deseja nos enviar alguma informação que possa servir de orientação sobre as tendências para 2023, mande um e-mail para pactoalegreoficial@gmail.com.
Ricardo Gomes é publicitário – Head de Comunicação do Pacto Alegre.