Começou a contagem regressiva. Salvo uma drástica mudança de rumo, Suárez tem os dias contados no Grêmio: a partir desta segunda-feira, 11 de setembro, serão mais 84 dias de contrato até o último jogo oficial, em 3 de dezembro contra o Fluminense, no Rio. A direção do clube já trabalha na árdua e preocupante missão de substituir o uruguaio. No time. E no coração da torcida. E não vai ser fácil.
Suárez terá, no máximo, mais 17 partidas com a camisa do Grêmio. Sabemos que não jogará todos, porque há cartões e eventualmente algum desgaste físico. Na Arena, apenas mais sete vezes, sendo a última na rodada 37 do Campeonato Brasileiro, contra o Vasco, na quarta-feira, dia 29 de novembro. E um total de oito jogos em Porto Alegre porque há o Gre-Nal, no Beira-Rio, dia 8 de outubro, domingo. Miami será o próximo destino de Suárez.
A direção gremista não deve focar exclusivamente na substituição do atacante uruguaio buscando um jogador de impacto igual. Esta contratação foi tão fora da curva, tão expressiva, que isso seria quase impossível. Suárez vai vender camisas do Grêmio pelas próximas décadas. E o torcedor, que “comprou” a ideia de ter Suárez, precisa em primeiro lugar reconhecer a grandeza destes dirigentes que ousaram nesta investida. Suárez não ganhou nada muito expressivo no Grêmio. Mas mudou o clube de patamar. Venceu clássicos, ganhou o Gauchão, dobrou o número de sócios. E, principalmente: resgatou a estima da torcida, machucada pelo terceiro rebaixamento.
Agora é hora de estratégia. Em vez de perder muito tempo tentando substituir o impacto Suárez talvez seja melhor focar em qualificar o time. Como isso? agregando jogadores em mais de uma posição. O Grêmio precisará de um centroavante, óbvio. Que tal tentar Benedetto, hoje na reserva de Cavani no Boca? O jogador de lado, o extrema, pode ser Bruno Henrique, em final de contrato com o Flamengo. E ainda um meia, como Everton Ribeiro. Pronto. Com três nomes deste nível, por exemplo, o Grêmio terá um time competitivo. E poderá se orgulhar que um dia Suárez vestiu a camisa tricolor. E bola pra frente!
Fotos: Grêmio Oficial