“A arte de viver é simplesmente a arte de conviver… simplesmente, disse eu? Mas como é difícil!”, já citava a frase do poeta Mario Quintana.
Hoje em dia vivemos em uma era de esperançar, oportunizar, de torcer para que dividindo possamos multiplicar, que façamos um futuro melhor, mas criticar tudo e a todo mundo é tão mais fácil.
Em outra frase do poeta, Mario Quintana citava: “O segredo é não correr atrás das borboletas e sim cuidar do jardim para que elas venham até você.”.
Sabedoria em forma de poesia.
O poeta gaúcho refere a sua frase como algo para cada ser cuidar da sua própria vida (da sua rua, do seu bairro, da sua carreira, da sua família, da sua cidade, do seu país) e conviver com diferentes seres.
Por que será que é tão complicado gerenciar a própria vida e, mesmo assim, as pessoas se distraem criticando o jardim do vizinho, mesmo quando o seu pode estar cheio de pragas?
A ideia de Mario Quintana era simples, mas é tão complexa.
Nos pequenos grupos de bairro, em grupos de trabalho, ou até mesmo nos grupos de WhatsApp também podemos remeter nossa vida à metáfora do jardim. Quando cultivamos relacionamentos saudáveis e buscamos novas conexões, para trocar ideias, fazer crescer e frutificar projetos que favoreçam o todo. Só que nem sempre isso acontece. A intolerância aparece, e muito.
Na busca do fazer juntos, do trabalho coletivo, às vezes os egos inflados ficam dispersos e concorrendo uns com os outros.
As pessoas podem ajudar a fazer jardins maravilhosos, com fragrâncias durante a florescência de ideias, mas desperdiçam tudo porque preferem ser egoístas e mesquinhas.
Eu te faço uma Provocação Gentil…
Como está o teu jardim?
Tem permitido participação do outro na semeadura ou você somente divide a colheita, principalmente do outro, quando bem-sucedida?
Luciana Bettoni é brasileira, cidadã italiana. Articuladora Coletivo POA Inquieta. Integrante e colaboradora Projeto Porto Alegre Cidade Educadora. Graduanda de Jornalismo, Assessora de Comunicação e Social Media. Atualmente atua como Educadora e Mentora Digital em diversos projetos de Educação e Empreendedorismo.