O mais longo estudo do Brasil sobre longevidade vai completar 28 anos e conduzido pelo Instituto Moriguchi, continua revelando achados que ajudam a explicar o aumento da longevidade. A terra da longevidade brasileira e dez anos anterior à descoberta das blue zones como as conhecemos. É importante darmos este destaque para honrar todo o trabalho realizado por médicos pesquisadores que mostraram que os segredos da longevidade não são tão secretos ou exclusivos assim.
Era 1994 quando, motivados por uma reportagem na Revista Geográfica Universal, o Dr. Emilio Hideyuki Moriguchi e a Dra. Elizabete Michelon mobilizaram uma cidade inteira que se destacava pela grande quantidade de longevos. O município de Veranópolis no Estado do Rio Grande do Sul, Região Sul do Brasil foi mapeado, estudado, analisado e vivenciado pelos pesquisadores. Os pesquisadores chegavam na casa dos idosos em acompanhamento e acompanhavam suas vidas diárias. Sem causar interferências nas rotinas, observaram tudo. Tudo mesmo. O que faziam após acordar, o que comiam no café da manhã, sua rotina de atividades do dia a dia, o tipo de atividade, a intensidade, o tempo dedicado a elas, o almoço, o vinho, o descanso, a rotina da tarde, a noite até a hora de irem dormir. De segunda a domingo, em casa, na igreja, no armazém, no convívio familiar.
O capítulo alimentação merece uma atenção especial tamanho foi o cuidado e a profundidade desta etapa. Tudo o que os longevos comiam ou bebiam eram também coletados e armazenados para análise bromatológica que verificava a composição química de cada alimento individualmente, valor alimentício e calórico, propriedades físicas, químicas, toxicológicas e sua ação no organismo. Este é o grande destaque da pesquisa que avançou da simples observação. O estudo precisava entender a relação daquele estilo de vida com as células e isso aconteceu.
Você deve estar se perguntando o que a Trilha da Longevidade tem a ver com a Silver Economy? Como, vivo e atuo neste universo há quase uma década, vejo com clareza absoluta a riqueza de informações, insights, de necessidades, desejos e tudo mais ligado ao estilo de vida para o bem-estar e a longevidade feliz e plena. O que tratamos rapidamente aqui e está ilustrado na imagem da Trilha da Longevidade são as respostas para perguntas que sequer foram feitas ainda por marcas, produtos e serviços: O que querem os adultos mais velhos e como meu negócio pode entregar o que eles desejam? Esta é a grande pergunta. Mesmo sem ter percebido você já pode ter sido impactado com conclusões científicas geradas neste projeto e que corroboram os resultados de práticas preventivas e de estilo de vida de vanguarda.
Para isso criamos o Terra da Longevidade Negócios que vai acelerar os processos entre descobertas científicas sobre o aumento da longevidade e a Indústria. Este assunto geraria conteúdo para uma edição inteira da Envelhecer, mas convidamos você a conhecer as ações e envolvidos neste grandioso projeto que vai multiplicar o conhecimento e produtos com os segredos brasileiros da vida longa, plena e feliz.
Mais referências: Terra da Longevidade e Instituto Moriguchi.