Era 04 de dezembro de 2018, o dia do primeiro AFRO’N’TALKS, uma mudança espetacular na minha vida que eu nem podia imaginar.
A Odabá é assim, a Associação de Afroempreendedorismo que se propõe a movimentar vidas, estimular a consciência de nossas potências, desconhecidas ou adormecidas, e provocar, com toda a certeza, o melhor que podemos construir juntos.
O AFRO’N’TALKS foi um evento criado por um grupo de pessoas negras, como eu passei a me perceber de forma mais evidente ao longo desses encontros, com intuito de incluir nas agendas mensais um momento de celebração de nossas vivências, para, de forma descontraída, nos conectar e fomentar o black money.
De lá para cá, tratamos de assuntos diversos, ouvimos muitas celebridades potentes, atualmente com agendas bem mais ocupadas, chamadas para tratar da pauta da diversidade tão em voga, e conhecemos muitos produtos e serviços super criativos e qualificados dos afroempreendedores participantes das feiras.
Nessa vibe de celebração e conexão, convido a todos a prestigiar o primeiro AFRO’N’TALKS de 2023, já na sua 48ª edição em Porto Alegre.
Apresentando a temática Clubes Sociais Negros: Resistência e Memória, Mariana Fersan, advogada e empresária, vai chamar nosso momento Griô, protagonizado pela ativista incansável Itanajara Almeida, e o momento Black Money, abrilhantado pela trajetória do negócio da designer Val Lacerda.
A entrevista será mediada pela nossa querida Maria Cristina Ferreira dos Santos, membro da Diretoria de Filosofia e Cultura Afrobrasileira da Odabá, com os presidentes dos Clubes Satélite Prontidão e Floresta Aurora.
Em janeiro deste ano, Richard Alves, presidente da Associação Satélite Prontidão, nos recebeu para contar um pouco da história da entidade e mostrar o espaço que vai sediar nosso evento. Trazer para essa conversa o Gilmar Afrausino, presidente da Sociedade Beneficente e Cultural Floresta Aurora, vai nos possibilitar conhecer um pouco mais da trajetória de quem veio antes de nós e se ocupou de abrir caminhos para o que podemos fazer hoje em Porto Alegre.
A programação, aberta ao público das 15 às 18h, também conta com a feira de afroempreendedores, que farão suas apresentações nos intervalos de pitchs de negócios.
Atração cultural? Temos! Roda de samba com Resenha do Kbça.
Atendendo a proposta do Edital Eventos Culturais Descentralizados, financiada pelo Fumproarte da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre, no turno da manhã expositores e associados inscritos participarão de workshop promovido pela presidente da Odabá, contadora, empreendedora social, ativista em diversidade sobre raça, gênero e LGBTQIA+, Onília Araújo, em parceria com a cientista social, mestra e doutoranda em Sociologia, cantora, percussionista e militante social antirracista, Nina Fola, para tratar de inteligência financeira e letramento racial.
Curtiu? Vem conosco! Convida a família e os amigos!
Afro’N’Talks
Tema: Clubes Sociais Negros, Resistência e Memória
Data: sábado, 11 de março de 2023
Local: Associação Satélite Prontidão
Endereço: rua Alberto Rangel, nº 528, Bairro Rubem Berta, Porto Alegre
Realização: Odabá
Financiamento: Fumproarte – Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre
Programação
9h às 12h: Workshop Finanças + Letramento Racial
12h: Almoço
15: Talks e Feira de Afroempreendedores
17h: Atração Cultural: Resenha do Kbeça
Ingressos gratuitos: www.sympla.com.br/odaba
*Denise Ribeiro Denicol é mãe de um filho adulto e outro bebê, advogada especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho, fundadora da Denise Denicol Consultoria Trabalhista, faz parte da diretoria da Odabá e é gestora do evento Afro’N’Talks.