Depois de hackers invadirem aplicativos de mensagens dos integrantes da Lava Jato e o portal Intercept Brasil divulgar as conversas, no que ficou conhecido como Vaza Jato, veio à tona um grupo de Telegram que Deltan Dallagnol havia criado consigo mesmo.
Em janeiro de 2018, Deltan mandou uma mensagem para Deltan divagando sobre sua possível saída do MPF pra entrar na política: “Tenho apenas 37 anos. A terceira tentação de Jesus no deserto foi um atalho para o reinado. Apesar de em 2022 ter renovação de só 1 vaga e de ser Álvaro Dias, se for para ser, será. Posso traçar plano focado em fazer mudanças e que pode acabar tendo como efeito manter essa porta aberta”.
Os planos de Deltan deram certo e ele acabou eleito Deputado Federal mais votado do Paraná.
Essa semana o Tribunal Superior Eleitoral cassou o mandato de Deltan com base na Lei da Ficha Limpa, paradoxalmente uma norma defendida caninamente pela Lava Jato contra seus adversários.
Fiquei imaginando que se Deltan planejou a candidatura exitosa com Deltan, provavelmente também ligou pra Deltan depois da cassação:
DELTAN DALLAGNOL: – Porra, atende, é importante… Atende, Deltan, é o Deltan…
Deltan Dallagnol: – Alô? Fala Deltan, beleza, como vão as coisas, nunca mais me ligou…
DELTAN DALLAGNOL: -Dézinho, pára de frescura, perdi o mandato, o TSE me cassou, a casa caiu, tô fudido, carinha!!!!
Deltan Dallagnol: – Eiiii, calma, respira, eu vi agora no Twitter.
DELTAN DALLAGNOL: – Calma o caralho, acho que vc não tá entendendo, o Lula me cassou, perdi o mandato, estou desempregado!
Deltan Dallagnol: – Take it easy, Delta, você não está falando coisa com coisa. Quem te cassou foi o TSE. O que o Lula tem a ver com isso?
DELTAN DALLAGNOL: -Seu burro, foi o PT que entrou com a ação e o Lula manda em tudo!!!
Deltan Dallagnol: – Delta, desde que quando o Lula manda nos ministros indicados pro TSE pelo seu Jair e o Temer? Vc está ficando neurótico. Relaxa. O TRF4 vai resolver, nem esquenta a cabeça!
DELTAN DALLAGNOL: – Anta, vc não entendeu nada! Dézinho, nesse caso não tem TRF4, não tem 13ª Vara de Curitiba, não tem Russo, não vou ser julgado pelos meus bruxos, vou ter de encarar a Justiça, estou apavorado.
Deltan Dallagnol: – Tá, relaxa, pelo menos não vai ser julgado por uma Lava Jato, né? Imagina vc conduzindo as investigações com o Moro kkkk? Ia ser condução coercitiva, prisões pra forçar delação, apreensão de tablet de criança, mídia posicionada na porta da casa do acusado, advogados grampeados, juiz combinando provas com o promotor… Vc vai ter direito à ampla defesa e um juiz imparcial: pensa que novidade! Lembra que também tem aquela galera no STF que queria abrir uma franquia da Lava a Jato em Brasília, lembra? Ué, no FUX we trust, não? E o Barroso?
DELTAN DALLAGNOL: – Tá, vc tem razão, não vai ser uma Lava Jato me processando, graças a Deus! Mas vc esqueceu que estou há anos dizendo que o STF é corrupto e só defende bandidos? A maioria não gosta de mim, não vou ter como combinar provas e decisões. O Fux é o típico carioca, quando eu tava na crista da onda, queria tirar foto comigo, agora na desgraça não me dá nem bom dia. Barroso começou a fazer biquinho depois que o ordinário do Greenwald divulgou nossas mensagens, não quer sujar as mãozinhas. Quanta hipocrisia, agora todo mundo finge que não sabia como funcionava a Lava Jato. Fizemos o que foi necessário, ninguém pegaria o PT se fôssemos seguir as leis e dar aquela penca de direitos pra esses esquerdistas desgraçados.
Deltan Dallagnol: – Delta, não te faz, vc sabe que exagerou! Porra, o que foi aquela merda que vcs fizeram com o reitor de Florianópolis, o cara não tinha feito nada, era uma pessoa simples que vivia para a universidade, tinha um carro usado na garagem. Algemar pés e mãos? Acusar o cara de roubar valores que nem eram destinados à universidade?
DELTAN DALLAGNOL: – NÃO FUI EU, VC SABE!!!! VC SEMPRE ME ATIRA ISSO NA CARA!!! Já disse e repito: a culpa foi da Erika Marena! Ela queria entrar no nosso clube e ficava viajando com teses malucas, disse que havia desvio de dinheiro da Petrobrás através das universidades, eu só não contradisse ela, fui educado, ela achou que podia mandar brasa. Eu por acaso tinha obrigação de revisar cada investigação que um puxa-saco meu fazia? Vc me deixa mal com esse tipo de comentário. Eu vejo vultos de noite. Será que é ele que está destruindo a minha vida? Não, né, não existe essa coisa de espírito segundo o meu pastor da Igreja Batista. E eu só fiz o bem, o PT roubava, queria que o dinheiro fosse para hospitais, educação, lazer… É que nem guerra, Dézinho, há danos colaterais!
Deltan Dallagnol: – Danos colaterais tipo a eleição do seu Jair?
DELTAN DALLAGNOL: – Vc sempre apontando o dedo pra mim, né? Quem elegeu ele foi o povo brasileiro. Tá, mandamos prender o adversário dele, sem isso ele não tinha ganho. Mas quem leu 250 mil páginas de processo em 36 dias pra garantir a prisão antes da eleição foi o TRF4 (depois falam que a Justiça é lenta kkkkk). E se tivesse elegido o Bolsonaro? Qual o problema? Queria que o Haddad tivesse sido eleito, seu Isentão? Seu Jair era o que a casa tinha a oferecer! E entre nós: ele é legal, confesso que não tenho coragem pra ser que nem ele, ele mete o pé na porta sem dó.
Deltan Dallagnol: -Não força, Delta! O cara é fascista, negacionista, foi expulso do exército depois de planejar uma bomba numa adutora, aprovou 2 projetos em 27 anos como deputado, sempre esteve metido na chinelagem da rachadinha, defende torturador…
DELTAN DALLAGNOL: – Nóffffaaaa, Dézinho-Isentão, cheio de moral, esqueceu da nossa Fundação de 6 bilhões, rei da moral? Comentar jogo jogado é barbada. Esqueceu nossa combinação de colocar ele de presidente, depois o acusar de qualquer merda, mandar nossos pitbulls pra cima dele (imagina meter a Érika na parada kkkk), pra eleição seguinte o Russo entrar? E na seguinte Euzinho? Sou jovem, Bebê, posso esperar minha vez! Mas agora a casa caiu, Dé, o que eu faço?
Deltan Dallagnol: – A imprensa te salva. A Globo e o Antagonista não vão te deixar na mão. O Estadão vai botar pra quebrar no Editorial. Delta, depois que o William Bonner falar com aquela voz grossa e bonita que vc foi vítima do sistema corrupto, vc volta pro cargo em 24 horas.
DELTAN DALLAGNOL: – Porra, cara, vc tá atrasado, eles agora fingem que não me conhecem, me acusam em silêncio de ter colocado no poder o cara que matou milhares de brasileiros na pandemia, fingem nojinho dos nossos métodos depois que o fdp do Glenn trouxe à tona nossas mensagens. Depois que o Moro tentou dar o golpe no seu Jair, denunciando a tal interferência na PF, nem aqueles jornalistas-de-programa da extrema direita nos apoiam, dizem que somos traidores. O próprio Russo tá fazendo corpo mole pra me defender, ele acha que a batata dele tá assando e é melhor não se meter muito. Só falta agora deixar na minha conta o que aconteceu na Lava Jato. EU FIZ O QUE ELE MANDOU!!!! Ele ia ser presidente primeiro. Ele foi ouvir a conja e botou a boca no trombone cedo demais, era pra ter deixado seu Jair fazer mais merda, esqueceu como armávamos tudo no tempo da Lava Jato? Lá éramos um time em que o juiz jogava conosco. O Russo não aprendeu nada. Quis agir sozinho, deu nisso! Não vou ver bode expiatório. Vou botar a boca no trombone.
Deltan Dallagnol: -Tá, ok, mas eles não vão aguentar a pressão do povo na rua. Relaxa. Vão ser milhares batendo pixulecos e gritando seu nome. A Janaína Paschoal dando passagem pra Pomba-gira na frente da FIESP, o MBL lotando a paulista. Vc vai voltar nos braços do povo, Delta!
DELTAN DALLAGNOL: – Vc não entende? Estou falando com uma porta? Quem tem vergonha na cara não me apoia mais depois da Vaza Jato. Restaram aqueles bolsonaristas de sapatênis que não têm estômago pra se admitir totalmente fascistas! O MBL vendeu o corpo pro seu Jair. O gado nos chama de traidores!!!! São uns desgraçados. Eu fiz tudo para eles. Fui a voz deles. Sujei minhas mãos por eles. Agora apontam o dedo pra mim como se eu fosse culpado pela morte do Reitor, desastre da pandemia, eleição do fascista. Deus me escolheu pra limpar esse país, pra acabar com o comunismo. Sou um Santo Guerreiro e Santos Guerreiros tem de fazer coisas feias para chegar aos grandes objetivos. Alguém acha que Joana D´Arc distribuía panfletos da Igreja Batista na Guerra dos 100 Anos? Fui a alma do Brasil pedindo mudanças, limpei a política, reinventei o Brasil. E agora me olham torto? SOU O FILHO DE VCS! NASCI DO VENTRE DE VCS! FIZ O QUE VCS GOSTARIAM DE TER FEITO! VCS MATARAM O REITOR! VCS DESTRUIRAM AQUELAS VIDAS! VCS ACABARAM COM AS EMPRESAS! NO MÁXIMO EU FUI O INSTRUMENTO DE VCS, UM SEQUESTRADO NO PROJETO DE VCS. ENTÃO ME AMEM! ME EXALTEM! NÃO ME ABANDONEM! PQ EU SOU O ESCOLHIDO DE DEUS! CADA BATIDA DO PIXULECO GRITAVA: – VAI LÁ DELTAN, ACABA COM ELES, SEJA NOSSA VOZ, SEJA NOSSAS MÃOS!
(…)
DÉZINHO, FALA ALGUMA COISA. DÉZINHO? DÉ? VC DESLIGOU??? MALDITO!!!
DELTAN DALLAGNOL: – Deus, atende, é importante… Atende, Deus, é o Deltan, o Escolhido… PQP, caiu na caixa postal.
Foto da Capa: Marcelo Camargo / Agência Brasil