Uma pessoa que conheço usa, de vez em quando, meio que um bordão: “As histórias de todo mundo se repetem. São apenas 3 ou 4”.
E sabe que, embora não concorde com essas ideias de que tudo é igual para todo mundo, tenho achado que há um pouquinho de lógica nisso?
Quem já não viu a história daquela família que parece superunida, mas que só tem intriga dentro?
Quem já não descobriu que aquela amiga que era “do peito” saiu falando mal da pessoa para todo mundo que a conhecia, mas principalmente para quem só queria vê-la no fundo do poço?
Quem já não foi vítima daquele colega de trabalho que se mostra superprestativo e que demonstra felicidade pelo seu reconhecimento, mas que na primeira oportunidade te passa a perna ou te queima para a chefia?
Quem já não viu algum filme, ouviu na sociedade ou vivenciou a história de um casamento que parece perfeito até que a mulher – em regra – descobre uma traição e chega à triste conclusão de que era tudo ilusão que ela alimentou para si própria?
Quem já não soube que houve essa descoberta e, mesmo assim, em nome de uma série de coisas e da família que ela achou que tinha construído solidamente, a mulher enganada fica e aceita o marido, que só faz repetir que está arrependido, que foi só sexo e que amor é o que sente por ela?
Bem, essas 3 ou 4 histórias acima podem até parecer roteiro de drama mexicano dos anos 80/90 ou de série turca dos tempos mais recentes.
Mas, creio, são sim bem comuns.
Daí me pergunto: será que as histórias e as personagens da vida cotidiana não são, em geral, as mesmas, apenas os atores e os tempos de vivência diferentes?
Bem, pode ser imaginação de quem vê conspiração em tudo e a todo momento.
Mas não dá para deixar de pensar se não é apenas a fantasia que coloca mais cor e trilha sonora na dura realidade das relações humanas e nos faz pensar que a nossa história é diferente da de outras pessoas.
Mildred Lima Pitman - sou Mulher, Mãe, Advogada. E agora, na maturidade, venho buscando, por meio da escrita, uma melhor versão de mim mesma.
Todos os textos da Zona Livre estão AQUI.
Foto da Capa: Reprodução de Redes Sociais