Viajar é uma forma de reencontro, seja consigo ou com a História. Se o destino for Bacupari, o passeio ganha um significado ainda mais profundo para mim. Localizado em um dos cenários mais encantadores do Brasil, Bacupari não é apenas um refúgio de paisagens deslumbrantes, mas também um espaço que nos convida a uma pausa necessária em meio à correria cotidiana. É um lugar que une belezas naturais e pertencimento à ancestralidade africana. É uma oportunidade de lembrar a importância de cuidar de nós mesmos.
Acredito que a saúde mental é um tema central nesse processo. As demandas profissionais, especialmente envolvendo empreendedorismo, podem ser exaustivas. Preocupação com a manutenção do negócio, funcionários, sócios, fornecedores, parceiros, banco, impostos… Ufa! E quando se trata do empreendedorismo negro, em que os negócios são predominantemente conduzidos por mulheres, adicionamos os cuidados e preocupações relacionados à atenção com os filhos – muitas vezes como mãe solo -, exigências do mercado e a autocobrança permanente por excelência. Alguém se enxerga nesse cenário?
Sim, vivemos para construir, impactar e transformar, mas é necessário também olhar para dentro, respirar fundo e encontrar equilíbrio. E é exatamente isso que uma viagem como essa pode proporcionar: um momento para desacelerar, refletir e reconectar-se com o que realmente importa.
Bacupari integra o município de Mostardas, no Sul do Estado, e, desde 2022, é reconhecida como a primeira cidade Afro-Açoriana do Brasil. Com sua tranquilidade única e energia acolhedora, a lagoa é um destino que permite que a alma respire. Estar em contato com a natureza, explorar suas paisagens e simplesmente vivenciar o presente é um bálsamo para a mente e o coração. Mais do que isso, é uma chance de relembrar que, antes de sermos profissionais, empreendedores, trabalhadores, somos humanos que precisam de cuidado, descanso e inspiração.
Oportunidade a ser desfrutada em boa companhia
Além do benefício individual, a viagem é uma experiência rica quando compartilhada em grupo. Ao fazê-lo, especialmente entre amigos ou dentro de associações que compartilham valores e objetivos, ampliamos a qualidade dessa vivência. Quando nos conectamos com outras pessoas que compartilham uma jornada ao nosso lado, criamos um espaço de afeto, aprendizado e apoio mútuo. Esses momentos não apenas fortalecem laços, mas também geram ideias, abrem portas e renovam as energias para continuar a caminhada.
Por experiência própria, ao visitar Bacupari com um grupo, percebo que cada conversa, cada troca de sorrisos e cada história compartilhada traz uma riqueza imensurável. Esses encontros reforçam nosso senso de comunidade e pertencimento, mostrando que não estamos sozinhos em nossos desafios e conquistas. É, também, sobre aquilombar-se, sobre construir juntos e, ao mesmo tempo, cuidar de si.
Viagens assim nos ensinam que o autocuidado é uma prática de saúde mental essencial para quem deseja crescer pessoal e profissionalmente. Quando olhamos para nós mesmos com carinho e priorizamos momentos de descanso e conexão, conseguimos retornar ao cotidiano com mais clareza, criatividade e força para continuar impactando o mundo ao nosso redor. A qualidade de vida não é um luxo, mas uma necessidade para quem deseja alcançar equilíbrio e sucesso duradouro.
Bacupari me lembra que todos os lugares pertencem ao corpo negro, especialmente por sua potência ancestral. Cada espaço que ocupamos é um lembrete de que nossa história e nossa presença são essenciais. Quando nos permitimos explorar o novo, nos fortalecemos para transformar ainda mais os ambientes que habitamos.
Por isso, eu convido você a olhar para si e a considerar a importância de pausas como essa. Permita-se vivenciar momentos que ampliem sua visão, inspirem suas ideias e, acima de tudo, tragam bem-estar e equilíbrio para sua vida. Afinal, ao cuidar de nós mesmos, cuidamos também dos nossos sonhos e dos impactos que queremos deixar no mundo.
Bacupari é logo ali, e nos espera para esse momento lindo.
Rosane Brasil é empresária com mais de 15 anos de experiência no setor de turismo e sócia da Bux Travel Brasil, uma agência que se destaca por oferecer viagens personalizadas e experiências transformadoras, no Brasil e no mundo. Mãe de gêmeas, promove Black Money por meio do seu negócio e utiliza sua expertise para promover inclusão, pertencimento e saúde mental através de vivências que unem lazer e autodescoberta. Com um olhar atento às necessidades dos viajantes, seu trabalho inspira pessoas a explorar o mundo. É associada Odabá desde 2024.
Foto da Capa: Reprodução de Redes Sociais