A viagem ao passado-presente não pode parar. O retrocesso des-avança. Semana passada foi revelada a parte 4 (aqui), na des-sequencia da parte 3 (aqui) que é uma descontinuação da parte 2 (aqui) que antes foi uma descontinuidade da parte 1 (aqui). Relembrando que esta crônica é sobre uma história retrofuturista às avessas sobre a Revolução Farroupilha (1845-1835), também conhecida como a Guerra dos Farrapos. Qualquer coincidência com os acontecimentos das guerras contemporâneas é pura imaginação sincronizada do/a leitor/a.
6 de novembro de 1836. Bento Gonçalves, mesmo preso por forças imperiais, como Lula em 28 de outubro de 2018, é aclamado presidente no segundo turno. Um mês antes, em 4 de outubro, Bento Gonçalves é preso e o seu exército comercial de farroupilhas teve excessivas baixas por trabalhos excessivos. Workaholic é o termo que seria usado por Bento e entraria para a história. Com tantos membros da sua equipe comercial fora do mercado, Bento tem uma ideia: liberar parte de seus escravos, em troca do alcance de metas e a tão sonhada liberdade. Assim foi criada a unidade militar que ficou conhecida como os Lanceiros Negros. Giuseppe Garibaldi (capa) – “herói dos dois mundos” – em sua biografia escrita por Alexandre Dumas: “soldados de uma disciplina espartana, que com seus rostos de azeviche e coragem inquebrantável, punham verdadeiro terror ao inimigo” ou ainda “…mas nunca vi, em nenhuma parte, homens mais valentes, …em cujas fileiras aprendi a desprezar o perigo e combater dignamente pela causa sagrada das nações…”. E dois meses antes, em 11 de setembro, é proclamada a República Poncho Verde por Bento Gonçalves. No mesmo ano, Samuel Colt patenteia seu revólver, que seria usado 144 anos depois para levar John Lennon para outro lado espiritual. Tropas do Império Tupi re-conquistam Belém, capital da recém proclamada pelo amigo de Bento, o indígena Angelim, a República Grão-Pará, que havia sido tomada pelos insurgentes cabanos do movimento revolucionário Cabanagem. O bretão Charles Dickens toma coragem e finalmente publica sua crítica à sociedade vitoriana As Aventuras do Sr. Pickwik. A cratera lunar Daniell é nomeada em honra do químico bretão John Frederic Daniell, que neste ano é laureado pelo seu trabalho em criar sulfuretos usando eletricidade.
30 de novembro de 1835. Nasce Mark Twain, o homem mais curioso do mundo. Setenta dias antes, Porto Alegre é tomada comercialmente pelo empresário Bento Gonçalves e seus amigos latifundiários. A equipe comercial era formada por negros, índios, asiáticos, mestiços e brancos. Assim que Bento inaugurou sua 100ª loja no centro de Porto Alegre, ele discursa na Esquina Democrática: – “Não nos propusemos outro fim que restaurar o império do capitalismo, afastando de nós um administrador inepto e faccioso, sustentando o trono do nosso jovem monarca e a integridade do império. Viva D. Pedro I, imperador de Tupi”. Nove meses antes, em 17 de fevereiro de 1835, Charles Darwin, que havia saído do velho mundo para explorar fósseis e espécies endêmicas, desembarca do navio Beagle e encontra-se com Bento Gonçalves, que lhe dá pouso, refeição decente e uma escrava quente. Este passa a conhecer o charque, que em um acordo comercial, o leva para a Europa. Nas terras do Poncho Verde, ele deixa os gêmeos João Carlos e José Pardo, além das saudades de Isaura, sua amante negra. Nos meses seguintes, antes de partir para o velho continente, ele deixa outra coisa, esta com Bento Gonçalves, a ideia revolucionária de expandir seu poder econômico, aumentando seu território, sua produção de charque e couro, que seriam absorvidos pela aristocracia europeia, que teria Charles como principal comerciante entre os continentes e com o lucro, compraria o alto clero europeu, que apoiaria sua polêmica obra sobre as origens das espécies.
24 de janeiro de 1835. Eleutério é presenteado com uma simpática caixa de ferramentas pela comemoração do seu décimo primeiro aniversário, do seu pai. Artesão habilidoso, seria conhecido como “O Sapateiro”. Escravo, com todos os dentes na boca, mulato, e sempre sorridente.
28 de fevereiro de 1810. Nasce Maria da Conceição, que morreria no parto ao parir o filho bastardo de Bento Gonçalves, Eleutério, que seria seu fiel escudeiro e o acompanharia até a sua morte.
Este loop espaço-temporal se encerra aqui. That ‘s all folks. Até o próximo genocídio e barbárie legimitada por grandes nações.
———————————
Leituras indicadas para esta dessemana:
- Raúl Zibechi. Territórios em rebeldia, 2022.
- Raúl Zibechi. Descolonizar: El pensamiento crítico y las prácticas emancipatorias, 2020.