1- Hoje lanço, aqui em Buenos Aires, meu mais recente livro de poemas, A deposição das armas. Será na companhia dos amigos escritores, Dani Espíndola e Rafa Bassi, este último chegado recentemente à cidade. O palco será a Librería del Fondo de Cultura, um endereço clássico de palestras e cursos.
2- Do livro já falei bastante, queria mesmo era falar de poesia.
3- Do que a gera, de por que ela talvez resista há milênios conosco.
4- Este pequeno artefato, antigo como o sal e o mel.
5- Em algum momento, a alma se percebe desgarrada do mundo. O engajamento com os eventos objetivos — aquilo que se chama realidade —, passa a ser uma atividade constantemente mais exigente para os sentidos, para os sentimentos, para a razão.
6- Este despertar não precisa da poesia para se manifestar, mas certamente dividirá com ela um estado lírico, uma circunstância de hipersensibilidade às próprias manifestações do real.
7- Sons se intensificam, episódios fugidios do passado ganham o peso de um filme, de uma fotografia, e as palavras — antes usadas como reportes imperfeitos de nossa condição — convertem-se em estruturas materiais, fônicas, visuais, relacionais e semânticas.
9- É um pertencer sem pertencer de todo já. É deslocar-se para o lado.
10- Ver o mundo de uma esquina.
11- Ao olhar-se mais de perto para as biografias dos poetas, haverá quase sempre elementos comburentes para esta condição de não-pertencimento, de deslocamento: timidez, solidão, dificuldade de comunicação, alguma forma de desvalia (física ou psíquica), enfim, caminhos para um afastamento do caráter mais gregário da infância e da juventude, o que, às mais das vezes, implicará na construção de um grande espaço interior, onde a fantasia e a linguagem da fantasia ganharão corpo.
12- Mais uma vez, um espírito lírico não implica necessariamente numa prática lírica.
13- Mas em uma sensibilidade, esta sim obrigatória. Que encontra casa em poemas, que às vezes lemos, às vezes escrevemos.
14- Falaremos disso, hoje à noite, no coração de Palermo.
Todos os textos de Pedro Gonzaga estão AQUI.
Foto da Capa: Reprodução do Instagram