1. Trata-se de um antissenso de oportunidade. Nunca estar no lugar certo na hora decisiva.
2. Uma das linhagens do destino humano talvez, alvissareira para guerras e hecatombes, tenebrosa para festas e celebrações.
3. Joni Mitchell, grã-mestra da família, escreveu a canção Woodstock, o hino de uma era, depois de não ter conseguido comparecer ao famoso festival. Séculos atrás se poderia chamar sua capacidade de revelation in absentia, um dom bastante raro para os que entre nós não são Joni Mitchell.
4. No Brasil, para as festividades do fim do ano, perdi os dias de glória da alviceleste na Capital Federal.
5. Não ouvi meus vizinhos colapsarem no domingo.
6. Não vi semáforos serem escalados feito árvores ao fim do dia.
7. Paradas de ônibus na 9 de julho se transformarem em postos avançados de observação em meio à avenida iluminada.
8. Na hora zero, naquele país ao sul da Terra, batido pela inflação, pelo desemprego e outros males por nós bem conhecidos e compartilhados, não houve torcida num dos apartamentos de Buenos Aires.
9. Certo, no entanto, que aqui e lá, havemos ainda de ouvir as vozes repetitivas e amargas: Como se uma copa fosse resolver os problemas da nação. Não deixa de surpreender como repetem essa ladainha como se alguma outra coisa menos alegre pudesse resolver os problemas da nação.
10. Creio cada vez mais que invocar a palavra alienação é um mero fetiche para a boca do denunciador.
11. Resta-me antecipar as conversas que terei com garçons e quitandeiros. A um motorista que sabia as escalações das equipes brasileiras desde os anos 1970, preparo minha capitulação, trazendo decorada a nominata dos campeões de 2022, em especial para não ser logrado no taxímetro.
12. Um cronista devia estar nas ruas quando as ruas se incendeiam.
13. Mas a verdade é que não iria à rua se lá estivesse. Estou velho para me e vos enganar. Multidões são fenômenos mais bem acompanhados à distância. Não a muita distância, pois com um pouco de calor e o coração se envolve sem ser envolvido.
14. O destino me deu a distância sem o talento de Joni Mitchell. Reclamar, contudo, é feio. Eu podia pertencer a linhagem que vem ao mundo no meio do furdunço. Com minha sorte, seria o cara que bate o pênalti para fora.