1. Que o século XX se encerra sem piedade já o sabemos.
2. Há pelo menos uns dez anos.
3. O que não significa que a despedida não será longa, que não nos dediquemos a prolongá-la, descobrindo que de alguma coisa servem os avanços tecnológicos para além de máquinas que produzem textos que ninguém escreve para páginas que ninguém lê. Para aumentar a época produtiva dos artistas veteranos que ainda seguem na estrada.
4. E assim assistimos ao Caetano em Buenos Aires, com um som impecável, como impecável foi o seu espanhol entre as canções.
5. De olhos fechados sua voz segue a mesma de quando o assisti trinta anos atrás em Circuladô. De olhos abertos, há no palco um homem do século XX, que não deixou de ser bonito, mas cuja aposentadoria já está autoanunciada, o que traz uma componente agônica nessa noite portenha.
6. Não temos a impressão, contudo, de um show de despedida. O repertório, com algumas exceções, escapa àquela maneira de sair de cena que Frank Sinatra patenteou ainda no outro século, os grandes êxitos da carreira, a pompa fim de festa de New York, New York.
7. A homenagem à Mercedes Sosa e Violeta Parra com Volver a los 17, apesar de alguns titubeios na letra, foi comovente. Caetano apresentou a canção lembrando de como ele havia deixado passar a expressão mais ativa da música latina por ranço do discurso das academias, e como havia perdido belas composições como essa. Compreendi-o perfeitamente. Ainda darei uma chance a muita literatura que o compromisso político de ler agora, porque tudo é urgente (qual a urgência de Kafka e Pessoa?), engessa e aborrece.
8. Entristece-me pensar que haverá cada vez menos artistas que me farão sair de casa. O mesmo vale para o cinema.
9. Por um tempo, preocupei-me em não parecer um saudosista, um nostálgico, mas, arre, tudo o que se aguenta todos os dias são pessoas fazendo propaganda do próprio gosto ou querendo celebrar a novidade para parecer integrado.
10. Sempre joguei no time dos apocalípticos.
11. Acontece que um dia o fim chega. E mesmo com três números no bis, a gente sente que as luzes se apagam rápido demais. Na Movistar Arena em Buenos Aires, ou quando eu tinha os meus 17 no Teatro da Ospa em Porto Alegre.
12. Assim como num relance elas se acendem definindo os contornos crus da realidade.
Foto da Capa: Caetano Veloso, show em Buenos Aires. Reprodução do Youtube