1. O governo espanhol mandou chamar de volta sua embaixadora, depois de uma escaramuça entre Pedro Sánchez e Javier Milei.
2. Nível briga de colégio. Quase guerra de pinha ou de papel machê.
3. A falta de mentes adultas em todos os recintos do mundo nos leva a flertar cada vez mais com o abismo.
4. Algum preço havíamos de pagar pelos últimos sessenta anos louvando a rebeldia, a juventude, a irresponsabilidade, a inconsequência. Basta um rápido vistaço pelas figuras que dominam os cenários culturais e já se vê.
5. Na disputa entre Argentina e Espanha há os dois alicerces da imaturidade: a simplificação e o pôr a culpa no outro. Muito se acusa o negacionismo de nos ter levado às crises que se sucedem, mas o negacionismo é apenas a face mais visível da simplificação. Uma vez que seja difícil viver a ambiguidade que pulsa no coração de todos os problemas, extrai-se o contraditório e, se não se pode eliminá-lo, se o nega.
6. Foi ele que começou. Foi o que disse hoje Milei. Esperei pelo feio e bobo. E quase não me decepcionei. Do outro lado, Sánchez deu uma de: “a bola é minha, acabou o jogo”. Mais propício seria os dois resolverem suas diferenças puramente pessoais, mas que envolvem seus países, em alguma modalidade a suas alturas: cuecão, bafo, bolinha de gude.
7. Enquanto penso no almoço, confiro algumas imagens do que sobrou debaixo do caos das águas que agora baixam.
8. É muita lama. E se sinto que estou irritado ao escrever estas linhas, atribuo-o a uma questão de escala. Diante da destruição recente do Rio Grande do Sul, de tantas guerras sanguinariamente emperradas, das severas crises ambientais em escala global, não há como seguir suportando semelhantes chanchadas.
9. Vendo as pessoas lutar com rodos, baldes e vassouras, parecem duas humanidades distintas. É provável sejam. Mas esta última tem tido bastante menos poder.
10. Há dias em que reconhecemos com mais força o empuxo do abismo. E anunciam na tevê que depois do intervalo estarão no estúdio dois analistas políticos.
11. Além do empuxo, venta aqui.
Foto da Capa: Freepik AI-Generated
Mais textos de Pedro Gonzaga: Leia Aqui.