Muito tem se falado em culinária ancestral, cozinha da diáspora, resgate da comida africana. Pensa rapidinho: que chance você tem de comer um legítimo prato de um país africano? Graças ao fluxo migratório – já bem arrefecido por aqui – é possível vivenciar algumas experiências bem genuínas mesmo estando no Brasil. Em São Paulo e em Porto Alegre, conheci dois restaurantes comandados por cozinheiros africanos. A experiência em São Paulo se deu no já bem conhecido Biyou’Z da chef camaronesa Melanito Biyouha. E, em Porto Alegre, visitei o Hosnol Mahab do senegalês Abdoul Lahat Lo.
Embora as duas propostas tenham se iniciado com o mesmo propósito de alimentar os imigrantes africanos que se concentravam em trabalhos no centro das duas metrópoles, ambos os projetos acabaram conquistando um púbico mais variado e curioso.
A chef Melanito começou há mais tempo e hoje já tem lugar bem destacado na cena paulistana tanto como empreendedora quanto como cozinheira. O Biyou’Z tem duas unidades em São Paulo. Conheci a mais nova, localizada na Consolação. A casa apresenta pratos à la carte e um menu degustação (sob encomenda) que faz um recorrido por pratos típicos de diferentes países africanos. Eu sei e você sabe que a África é um continente com 54 países, cada um deles com sua cultura, características, idiomas e culinárias diferentes. Portanto, cuidado com esse vício de falar culinária africana… a culinária de cada país tem sua especificidade. Gana, Senegal, Mali, Angola, Nigéria, Costa do Marfim, Camarões e tantos outros países se diferem à mesa, mesmo que alguns pratos tenham a mesma base. No Biyou’Z é possível conhecer essas diferentes origens em uma experiência incrivelmente deliciosa. O valor médio dos pratos fica em torno de R$ 50. Há também opção de refrescos caseiros como o de hibisco, gengibre, abacaxi além de drinks com álcool, cerveja, vinhos etc.
Com uma proposta mais modesta, Abdoul atua em Porto Alegre resgatando o aprendizado que teve em casa e depois aprimorou trabalhando em restaurante no seu país. Ele faz pratos do cotidiano de sua terra, comidinha afetiva, que ele lembra de ver sua avó e sua mãe preparando em casa e no restaurante que ela tinha.
Abdoul chegou no Brasil em 2015, teve emprego na área metalúrgica na Serra e quando veio para Porto Alegre vendeu café na rua para uma clientela majoritariamente africana. Depois começou a cozinhar em casa, oferecendo as refeições para seus conterrâneos até conseguir juntar algum dinheiro para investir em um local comercial.
O Hosnol Mahab – que significa Final Feliz, em árabe – é um restaurante simples, localizado na Praça Conde de Porto Alegre, 34, no Centro Histórico. As refeições podem ser solicitadas por tele-entrega ou consumidas no local. Se você passar por ali, vai ouvir falas e sotaques diferentes: um pouco de francês, um pouco de português, algo de árabe e muito de wolof, uma das línguas faladas no Senegal.
A comida chega à mesa em um prato único, o nosso famoso PF. Todo dia tem pelo menos um prato típico do Senegal ou de outros países africanos. São três opções diárias: dois pratos “comuns” e um africano. Carne com Mafé (aquele maravilhoso molho cremoso com amendoim), Yassa Poulet (frango refogado com cebola, limão e pimenta), Thieboudienne (peixe com arroz) e arroz Jollof são alguns dos pratos que me comovem e que Abdoul faz com carinho e sabor.
No dia em que passei por lá, o menu oferecia carne de panela, estrogonofe ou arroz jollof… todos com acompanhamentos. Sem a menor dúvida, pedi o arroz que veio com carne, salada, legumes refogados e ovo cozido, além de cebola picada e refogada com uma pimentinha maravilhosa. A porção é generosa e serve muito bem a famintos e exagerados. Quem se alimenta com alguma moderação certamente vai levar para casa uma marmita com a sobras suficientes para outra refeição.
E agora a cerejinha de bolo: o preço. Inacreditáveis R$ 17. Isso mesmo. Comida boa, farta e saborosa por menos de 20 reais. Gente, não dá pra perder. E tem mais: quem estiver no Centro pode pedir sua marmita pelo whats e recebe em seu endereço sem taxa de entrega.
Bora? Quem for me chama que já tô pronta e com fome!
SERVIÇO:
Hosnol Mahab
@hosnolmahabafrolanches
54 98161 5651
De segunda a sábado
Das 9h às 21h
Praça Conde de Porto Alegre, 34
Centro – Porto Alegre
Byiou’Z
@biyouzgastronomiaafricana
Rua Fernando de Albuquerque, 95 Consolação – SP
De terça a domingo a partir das 12h
Alameda Barão de Limeira, 19 Campos Elíseos – SP
11 3221 – 6806