Pessoas e empresas têm objetivos e necessidades distintas, mas é possível encontrar uma igualdade de princípios que as conecta. Embora as empresas sejam estruturas criadas para gerar lucro, elas dependem de pessoas para alcançar seus objetivos. A questão é: será que as empresas funcionam como empresas ou como pessoas? Quando pensamos em projetos e empresas, é comum enxergarmos diferenças abissais entre elas. No entanto, se analisarmos com mais profundidade, é possível perceber uma conectividade natural entre muitas atividades. Afinal, a maioria dos projetos parte do zero, desenvolve um processo e entrega um resultado, seguindo um mesmo diagrama. Nesse sentido, é importante destacar a importância de alinhar a natureza dos projetos com os princípios das empresas.
Um exemplo de empresas diferentes que trabalham para o mesmo público e usam o canal de varejo é a Ambev e a BRF. Enquanto a Ambev produz bebidas, a BRF é uma empresa de alimentos, mas ambas vendem seus produtos em supermercados e possuem um público-alvo semelhante. Essa conexão natural entre as empresas mostra que, muitas vezes, a natureza dos projetos é semelhante, independentemente do setor de atuação.
Ao compor equipes de trabalho com pessoas de áreas diferentes, é possível perceber como elas têm muitas contribuições a oferecer entre si, mesmo que suas áreas de atuação sejam diferentes. Isso acontece porque a natureza dos projetos muitas vezes é conectada e similar, independentemente do setor em que a empresa atua.
No entanto, é importante lembrar que muitas vezes os valores individuais das pessoas envolvidas em um projeto são divergentes. As crenças de uma pessoa podem ser diferentes das crenças de outra, o que pode dificultar uma colaboração. Por isso, é fundamental encontrar empresas que compartilhem de valores semelhantes, especialmente em relação à sustentabilidade e responsabilidade social.
Nesse sentido, o conceito ESG (Environmental, Social and Governance) se destaca. Ele aborda a importância de se alinhar a valores relacionados ao meio ambiente, à sociedade e à governança corporativa. Quando duas empresas compartilham desses valores, a conexão é iminente, independentemente do setor em que atuam.
É preciso destacar esses valores e atitudes em nossos negócios, para que possamos trabalhar de forma mais colaborativa e construtiva. Afinal, a natureza conectada dos projetos faz com que nossos negócios possam combinar com os de outras empresas se tivermos valores pessoais semelhantes. E isso só é possível com a confiança mútua entre as pessoas envolvidas em um projeto, mesmo que sejam estranhos. Minha experiência com grupos de Startup Weekend, por exemplo, demonstra a equalização de interesses entre as pessoas em busca de resultados comuns. E isto parte de uma iniciativa pessoal acima de tudo e não corporativa.
Pessoas gostam de colaborar quando entendem o sentido de tudo. O Startup Weekend é um evento que reúne pessoas de diferentes áreas de conhecimento para criar, em um final de semana, uma empresa do zero. A ideia é gerar soluções inovadoras para problemas reais do mercado. É impressionante como é possível construir um negócio com pessoas que nunca se viram antes, trabalhando sob pressão e prazos apertados. No entanto, o que realmente faz a diferença nesse tipo de evento é a confiança mútua e o respeito entre os participantes. É preciso ter a mente aberta e estar disposto a trabalhar em equipe, deixando de lado as diferenças pessoais.
A natureza humana é complexa e multifacetada, e se reflete em todas as nossas atividades, incluindo nossos projetos de trabalho e relacionamento. Ao reconhecer a conexão natural que existe entre diferentes projetos, bem como a importância dos valores pessoais na colaboração, estamos nos conectando com uma parte fundamental de nossa natureza humana: nossa capacidade de trabalhar em conjunto e de forma colaborativa.
Essa capacidade é o que nos permite construir grandes projetos e alcançar objetivos aparentemente impossíveis, quando trabalhamos juntos em harmonia. No entanto, também é importante reconhecer que, como seres humanos, temos falhas e limitações. Nossos valores pessoais podem diferir, e podemos não sempre nos entender ou concordar. Mas é justamente essa diversidade que nos torna únicos e enriquece nossas colaborações.
Através da conexão com nossos valores pessoais e da compreensão da natureza humana, podemos criar projetos de trabalho e relacionamentos mais significativos e sustentáveis. É quando nos permitimos estar vulneráveis e abertos ao diálogo que podemos alcançar o sucesso em nossas atividades e projetos, e mais importante, nos conectar com a essência de nossa humanidade.
*Cristiano Dornelles é Business na Aldeia.biz, Head Projetos na AdvMattos, Organizador do SW Canoas IOT e da Escola de Negócios da UCS. Consultor entusiasta da tecnologia e inovação. Planner e ex-professor no Colégio Anchieta. Gremista e pai de dois filhos da geração Z e um pet chamado Tarê. Contato: cristianodornelles@gmail.com