Lançado na Mercopar e com o pontapé inicial no dia 22 de novembro, no Instituto Caldeira, o melhor guia de startups do mundo desembarcou no Rio Grande do Sul abrindo espaço para startups, empreendedores, investidores, hubs de inovação, programas e universidades contarem a sua história e se apresentarem a todos o ecossistema de inovação do Estado.
Depois de passar por 50 cidades, o “Startup Guide” chega pela primeira vez à América Latina. Para nós, gaúchos, é um marco importante. Uma oportunidade de conexão internacional com os ecossistemas de negócios de países como Israel, Estados Unidos, Portugal, Cingapura, África do Sul e Japão.
O guia tem efeitos práticos importantes para disseminar uma cultura de inovação no Estado.
O primeiro que merece destaque é incluirmos a agenda de negócios inovadores, investimentos e capitalização na primeira página do desenvolvimento econômico. Isso o South Summit está fazendo com muito talento ao atrair mais de 80 fundos de investimento e mil startups participantes. Temos também o exemplo das inúmeras ações do Sebrae de fomento ao empreendedorismo, além das iniciativas inovadoras do Governo do Estado, o fortalecimento dos parques tecnológicos, hubs, grandes empresas e incubadoras, onde cada um tem contribuído da sua forma nesse cenário positivo.
O segundo é estimular a visão global para nossos empreendedores. Agir local com objetivos globais têm de ser um mantra. A conexão proposta é recepcionar quem deseja empreender no Estado com informações relevantes da cena de inovação e, simultaneamente, buscar conexões com mercados internacionais.
O terceiro é inspirar futuros empreendedores para a compreensão das dinâmicas desse ambiente. Nas escolas, nas universidades, por todos os lados: fomentar o empreendedorismo.
Na primeira etapa, os dados demonstram o quanto o mercado gaúcho está aquecido. Em menos de 10 dias, o portal do “Startup Guide” recebeu 418 inscrições de projetos e já alcançou resultado expressivo, apenas superado por Nova York. 2023 será o ano dessa tão importante publicação, que atravessará o Atlântico levando nossas façanhas para todos os cantos do mundo.
————————————————————-
Até hoje 3 de janeiro está aberta a votação popular para escolha de quem vai apresentar o Ecossistema de Startups do Rio Grande do Sul e consequentemente estará contando a sua história no principal Guia de startups do mundo, o Startup Guide. Impressionante o nível dos projetos inscritos, temos realmente um ecossistema incrível com cases igualmente incríveis. Temos uma verdadeira seleção do empreendedorismo inovador do estado.
Neste formulário estão os finalistas escolhidos pelo conselho curador. Chegou a hora de escolhermos as principais startups, as (os) principais Founders, principais hubs e espaços de inovação, principais universidades, principais programas e principais veículos de investimento do nosso estado.
Participe, vote, compartilhe, a sua participação será fundamental para essa difícil escolha. https://lnkd.in/dQJww7QK
Paulo Renato Ardenghi é CEO da Wise Innovation