Diz o ditado que, se conselho fosse bom, ninguém daria de graça. Eis uma besteira. Já fui muito feliz na vida seguindo conselhos que me deram ou mesmo que ouvi direcionarem a terceiros. Sempre temos algo a aprender com a experiência alheia. Inclusive, pela prática, a lidar com conselhos não solicitados ou mesmo indesejados. A lista a seguir é um amontoado aleatório de alguns desses e de tantos outros que desenvolvi por conta própria. Nem todos consigo seguir sempre, mas gostaria.
- Crase: na dúvida, não use. Ponto e vírgula: não use.
- Quem inventou o ditado que diz que pra baixo todo santo ajuda nunca fez uma trilha na mata atlântica em dia de chuva.
- Quer saber a melhor hora para comprar dólares ou euros? Me pergunte quando vem meu próximo pagamento do exterior. Meu histórico da última década demonstra que o valor do Real costuma aumentar nesses dias.
- Faça terapia.
- Nunca pergunte a um professor se ele também trabalha ou só dá aula. (Sim, eu já fiz isso.)
- Quanto mais convicção você tiver a respeito de alguma coisa, mais deve desconfiar de si mesmo. Se for “plena convicção”, então, olho vivo.
- Se está há muito sem ver alguém e o encontra sozinho, não pergunte pelo cônjuge ou parceiro. Pergunte algo genérico como “e o pessoal, como vai?” Se estiver tudo bem em casa, a pessoa vai comentar.
- Jamais pergunte a alguém que você está há muito tempo sem ver ou com quem esteve poucas vezes se ele lembra de você. Economize constrangimento a ambos e diga “lembra de mim, sou a Cássia. Nos conhecemos em…?”.
- Se alguém de quem você não se lembra perguntar “lembra de mim?”, seja delicadamente sincero.
- Quando escrever uma mensagem de texto ou um e-mail irritado, dê uma volta pela casa ou escritório ou tome um copo d’água antes de reler e enviar.
- Num relacionamento (amoroso, familiar, de amizade), amar não basta, é preciso saber se comunicar.
- Somos os pais que nossos filhos têm. Não finja ser o que não é. Eles vão dar conta do que lhes coube.
- Se um livro não te pegar até a página 30, deixe de lado. A vida é curta e existem livros demais para perdermos tempo com coisa ruim. O mesmo vale para filmes e séries: salvo raríssimas exceções, uma hora, no máximo!
- Desconfie de quem não gosta de animais e crianças. Não gostar de um ou outro até dá para aceitar, mas as duas coisas juntas tornam a criatura, no mínimo, uma chata.
- Se uma obra de arte ou entretenimento emociona você, não dê ouvidos a quem diga que ela é de má qualidade. (A menos que seja sertanejo universitário, funk pancadão ou novela da Glória Perez, claro.)
- Faça terapia.
- Se alguém mostrar algo que você achar muito ruim com verdadeira empolgação e você não quiser dizer algo que fira seus sentimentos, diga algo na linha de “incrível, nunca vi nada igual”.
- O recalque é um péssimo conselheiro. E enfeia.
- O ódio só prejudica o hospedeiro.
- Esqueceu como se escreve “sessenta” por extenso? Escreva “duas vezes trinta”.
- Nem sempre todo mundo vai gostar de você. Assim como você não é obrigado a gostar de todo mundo.
- Você não gostar de algo ou alguém não significa que este ou aquele sejam ruins. Só não deu liga.
- Desconfie de pessoas que são queridas por todo mundo indiscriminadamente.
- Desconfie de pessoas que gostam de todo mundo indiscriminadamente.
- Mantenha distância de quem se leva a sério o tempo todo.
- Mantenha distância de quem leva tudo na brincadeira o tempo todo.
- Tenha amigos com senso de humor autodepreciativo. São as melhores pessoas.
- Num ambiente de trabalho, é melhor segurar maluco do que empurrar pateta.
- Profissionalmente, convém vestir a camiseta do empregador ou cliente, mas evite a todo custo tatuar a marca na pele.
- A gente não é obrigado a ter opinião sobre tudo.
- Faça terapia.
- Não faça o que você critica que outros façam. Mesmo.
- Em uma situação de luto ou dificuldade de alguém, não minimize os sentimentos da pessoa nem sequer compare a situação com alguma que você já tenha vivido.
- Em uma situação de alegria extrema, não seja aquela pessoa que corta o barato do felizardo com uma história de alegria ainda maior sua.
- Você não é o centro do universo.
- A menos que tenha sido comunicado oficialmente da gravidez, jamais pergunte a uma mulher para quando é o bebê. Tem gente que sabe na prática que muitas vezes não há bebê, só banha.
- Quando se sentir inseguro diante de alguém, imagine a pessoa no banheiro. É impressionante como isso nos iguala como seres humanos.
- Evite cultivar heróis e ídolos depois dos 20 anos.
- Mude de ideia sempre que achar que faz sentido.
- Admita seus erros e peça desculpas sinceras. Se elas não forem aceitas, o problema não é seu.
- Quando alguém pedir desculpas sinceras por algo que magoou você, não precisa perdoar, mas não custa ser gentil com o ofensor.
- Peça por favor e agradeça.
- Por mais sofridas que sejam algumas separações, a verdade é que ficamos muito diferentes com o passar do tempo, e o afastamento acaba sendo natural.
- Deseje apenas coisas boas aos outros. Especialmente a quem você não gosta. Pessoas felizes não incomodam.
- Leia manuais de etiqueta. Pelo menos você será mal-educado ou grosseiro com conhecimento de causa.
- Algumas habilidades negligenciadas deveriam ser consideradas tão fundamentais quanto saber ler e escrever: cozinhar, dirigir um automóvel, andar de bicicleta, nadar e meditar.
- Ser empático não significa sofrer todos os dias por cada sofrimento no mundo. Acredite: você mesmo terá sua própria dose de sofrimento para dar conta em algum momento da vida. É inevitável.
- Nunca, jamais em tempo algum use a fonte Comic Sans. Para nada.
- Leia para seu filho até ele pedir para você parar com isso.
- Se a grávida não pediu dicas, não dê. Tampouco conte a ela sobre o parto de fim trágico da vizinha da prima da sua colega de trabalho.
- Pare de acreditar que “friagem” causa resfriado ou gripe. O que causam resfriados e gripes são vírus. (Mas você pode, sim, ter uma reação alérgica.)
- Quando uma criança estiver tendo uma crise de choro em público, não olhe com ar de reprovação para o cuidador que estiver tentando acalmá-la. Acredite: você não faria melhor.
- Nunca perca a oportunidade de tomar um banho de chuva em uma tarde quente de verão. Especialmente se estiver acompanhado de uma criança pequena.
- Ensine seu filho a andar de bicicleta. Vai ser um momento inesquecível.
- Experimente comidas novas sempre. Às vezes um sabor que não nos agradava nos conquista.
- Não se desgaste tentando convencer os outros do que eles não querem ser convencidos. Concordar em discordar às vezes é a única maneira de se relacionar. Se for possível, mude de assunto. Se não for, vá fazer outra coisa com outra pessoa.
- Não dê nem aceite conselhos quando estiver de mau humor.
- Tudo acaba bem. Se não está bem, ainda não acabou.
- Faça terapia.
- Ignore qualquer conselho que achar que não servir para você. Inclusive este.