De 29 a 31 de março deste ano, Porto Alegre voltará a ser a vitrine global para as principais empresas, startups, empreendedores, investidores e instituições do mundo para acelerar a inovação, construir relacionamentos fortes, identificar oportunidades e gerar negócios. O South Summit Brazil vai abrir a porta para novos negócios, consolidar os já existentes, amplificar os que estão se desenvolvendo e fertilizar o ambiente de inovação para os que virão.
Faço a introdução acima para dar mais valor ao palco que o tema Consumidor 60+ ganha no lugar que por três dias será a capital da inovação no planeta. Terei a hora e a responsabilidade de pavimentar e acelerar os processos de entendimento, concepção e internalização de ações nas startups e negócios que já entenderam que o mercado não é só feito por pessoas com menos de cinquenta anos de idade e que é uma miopia e desperdício de oportunidades para todos ignorar a renda total de R$ 1,3 trilhão da população 60+ no ano de 2021 segundo a SeniorLab, que utilizou dados brutos da PNAD IBGE e Ipea para chegar a este valor, equivalente a 13% do PIB daquele ano.
Até porque, queiram ou não, eles virão. Assim como invadiram a internet através das “janelas” de 6,5 polegadas dos seus smartphones. A disputa entre as marcas agora é por quem será mais ou menos merecedora de atenção e preferência deles. Enquanto alguns empresários ainda leem este texto tentando encontrar pontos de oportunidade com o consumidor sênior, atendo grandes corporações que estão vários estágios à frente revisando o terceiro ou quarto ciclo de melhorias nos seus produtos, design, comunicação e forma de se relacionar. Este ano iniciaremos um projeto que vai me trazer especial orgulho, onde vamos colaborar na melhoria das interfaces de relacionamento digital da Dataprev que interage com todos os canais de atendimento dos diversos Ministérios e Secretarias de Estado através do Aging in Market, conceito que criamos em 2016 e que tem nos orientado para a construção das jornadas perfeitas com a CX60+ e UI60+.
O mundo da inovação, do Metaverso, do ChatGPT, das startups e seus inquietos impulsionadores agora também quer saber mais sobre essa turma grisalha que tem curiosidade, atitude, coragem e dinheiro. Ao contrário das gerações que querem tudo de graça, os 60+ acham mais do que justo pagar por algo que torna a vida mais fácil, mais leve, mais tecnológica desde que faça sentido.