Segundo estudos da empresa Talent Smart, a INTELIGÊNCIA EMOCIONAL é um dos principais pontos encontrados nas pessoas que apresentam ALTOS ÍNDICES de DESEMPENHO e PRODUTIVIDADE. De acordo com as pesquisas realizadas por esta empresa, 90% destes profissionais que apresentaram ALTA PERFORMANCE em suas áreas de atuação, possuem altos níveis de INTELIGÊNCIA EMOCIONAL.
Onde está então o maior desafio para todos nós?
Estas habilidades ainda não são ensinadas na maior parte das escolas e universidades, ou seja, está longe da grande maioria! E para você que está aqui conosco? Se você desejar alcançar NÍVEIS DIFERENCIADOS em sua vida, acima da média da maioria pessoas, poder apresentar ALTA PERFORMANCE dentro de uma VIDA EQUILIBRADA, que inclusive é a nossa principal bandeira, você precisa mergulhar de cabeça neste CONCEITO e adquirir as HABILIDADES necessárias para realizar esta TRANSFORMAÇÃO.
Neste conteúdo vamos detalhar melhor estes conceitos, especialmente para você que não é familiarizado com o tema. Sei que para alguns pode parecer a parte mais “chata” de todas, mas para podermos dar um passo mais profundo, é FUNDAMENTAL termos a base, as fundações daquilo que desejamos evoluir, bem compreendidas.
Vamos juntos?
Mas afinal o que é inteligência emocional?
O conceito da INTELIGÊNCIA EMOCIONAL surgiu inicialmente com Charles Darwin. Ele mesmo, o naturalista pai da Biologia Evolucionária. Darwin, durante o seu trabalho, relatou e documentou a importância da EXPRESSÃO EMOCIONAL para a SOBREVIVÊNCIA e ADAPTAÇÃO das espécies no livro “A Expressão das Emoções no Homem e nos Animais” – “The Expression of the Emotions in Man and Animals”
Nesta obra-prima, ele abordou de forma pioneira e científica este tema. Ao longo dos vários anos, diversos estudiosos, cientistas, psicólogos e pesquisadores, como Edward Thorndike, que já em 1920 descrevia a INTELIGÊNCIA EMOCIONAL como “A habilidade de administrar as emoções”. Abraham Maslow que ficou famoso com seu estudo sobre a hierarquia das necessidades que acabou resultando na famosa “Pirâmide de Maslow”, entre tantos outros, aprofundaram mais ainda a teoria e foram aperfeiçoando o conceito da INTELIGÊNCIA EMOCIONAL.
Porém em 1990, Peter Salovey e John D. Mayer publicaram um artigo tão incrível que logo ganhou notoriedade internacional. Este artigo apresentou uma ESTRUTURA para a INTELIGÊNCIA EMOCIONAL, um conjunto de habilidades hipotetizadas para contribuir para a avaliação e expressão precisas da emoção em si mesmo e nos outros, a regulação efetiva da emoção em si e nos outros e o uso de sentimentos para motivar, planejar, e alcançar na vida.
Neste artigo, Peter e John começaram revisando o debate sobre as qualidades adaptativas versus desadaptativas da emoção. Em seguida, exploraram a literatura sobre INTELIGÊNCIA, e especialmente INTELIGÊNCIA SOCIAL, para examinar o lugar da EMOÇÃO nas concepções tradicionais de INTELIGÊNCIA.
Para ler o artigo completo e original, acesse este link.
Em seguida, revisaram os componentes da INTELIGÊNCIA EMOCIONAL e para concluir o trabalho, foi discutido o papel da INTELIGÊNCIA EMOCIONAL na saúde mental e então são sugeridos caminhos para investigações adicionais. Para ler o artigo completo e original, acesse este link. INTELIGÊNCIA EMOCIONAL, segundo eles é:
“(…) a capacidade de perceber e exprimir a emoção, assimilá-la ao pensamento, compreender e raciocinar com ela, e saber regulá-la em si próprio e nos outros.”
Peter Salovey e John D. Mayer
Eles também dividiram a INTELIGÊNCIA EMOCIONAL em 4 pilares principais:
– Percepção das emoções
– Uso das emoções
– Entender as emoções
– Controle e transformação da emoção
A inteligência emocional segundo Daniel Goleman
Foi então que em 1995 surge Daniel Goleman (foto da capa) com a sua publicação “Emotional Intelligence: Why It Can Matter More Than IQ” se tornando rapidamente a maior referência mundial quando se trata deste assunto. Seu livro passou mais de um ano e meio na lista de best-sellers do The New York Times.
No Brasil seu livro referência é “Inteligência Emocional – A Teoria Revolucionária que redefine o que é ser inteligente” que já apresentamos em outros conteúdos. Goleman, abordou a INTELIGÊNCIA EMOCIONAL como uma HABILIDADE INTER E INTRAPESSOAL, afirmando que características como EMPATIA, ADAPTABILIDADE, AUTOCONTROLE… não só fazem parte da INTELIGÊNCIA EMOCIONAL como aquelas pessoas que as desenvolverem, alcançarão mais rapidamente SUCESSO em suas áreas de atuação.
Em seu trabalho, Goleman deixa claro que o indivíduo só conseguirá obter ALTOS ÍNDICES de INTELIGÊNCIA EMOCIONAL quando ele conseguir APRESENTAR EQUILÍBRIO entre o lado RACIONAL e EMOCIONAL dos hemisférios cerebrais. O modelo de Goleman por sua vez, se baseia em 4 DOMÍNIOS PRINCIPAIS e 12 COMPETÊNCIAS:
- AUTOCONSCIÊNCIA EMOCIONAL é a capacidade de conhecer suas próprias emoções e seus efeitos em seu desempenho.
- AUTOCONTROLE é a capacidade de manter suas emoções e impulsos perturbadores sob controle, a fim de manter sua eficácia sob condições estressantes ou até hostis. ADAPTABILIDADE significa que você pode, além de manter o foco em seus objetivos, ajustar facilmente como chegar lá. Você permanece flexível diante da mudança, pode fazer malabarismos com várias demandas e estar aberto a novas situações, ideias ou abordagens inovadoras.
- REALIZAÇÃO significa que você se esforça para atender ou superar um padrão de excelência, abraçando desafios, assumindo riscos calculados e procurando maneiras de fazer as coisas melhor.
- POSITIVIDADE é a capacidade de ver o melhor nas pessoas, situações e eventos para que você possa ser persistente na busca de objetivos, apesar dos contratempos e obstáculos.
- EMPATIA significa que você tem a capacidade de sentir os sentimentos dos outros; têm o desejo de entender como eles veem as coisas; e ter um interesse ativo em suas preocupações.
- CONSCIÊNCIA ORGANIZACIONAL é a capacidade de ler as correntes emocionais e as relações de poder de um grupo, identificando influenciadores, redes e a dinâmica que importa na tomada de decisões.
- A INFLUÊNCIA refere-se à capacidade de ter um impacto positivo sobre os outros e engajar as pessoas de forma significativa para obter adesão ou obter seu apoio.
- COACH e MENTORIA é a capacidade de promover o aprendizado ou o desenvolvimento dos outros, entendendo seus objetivos, desafiando-os, dando-lhes feedback oportuno e oferecendo-lhes apoio.
- GERENCIAMENTO DE CONFLITOS é a capacidade de trabalhar em situações tensas ou altamente carregadas, trazendo com tato as divergências à tona, buscando entender múltiplas perspectivas e buscando um terreno comum para encontrar soluções com as quais as pessoas possam concordar.
- TRABALHO EM EQUIPE é a capacidade de trabalhar com outras pessoas em direção a um objetivo compartilhado; construir espírito e relacionamentos positivos; incentivar a participação ativa; e compartilhar responsabilidades e recompensas entre os membros de um grupo.
- LIDERANÇA INSPIRADORA é a capacidade de trazer o seu melhor e motivar o outro.
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E para não deixar de dar uma relaxada depois deste conteúdo mais conceitual, se você ficou curioso com aquela imagem inicial da Amanda Criscuoli vibrando após chegar ao final de uma escalada na Argentina, deixo o vídeo completo aqui para você. Um visual incrível num dos lugares mais fantásticos para se escalar…