Este número tem assombrado muitos corações e mentes imaginando ser a sua própria data limite ou a de alguém querido. Entenda que 77,2 anos é a expectativa média de vida segundo o IBGE de quem nasceu ou nascerá este ano. É um número estatístico que considera todas as causas de mortalidade entre elas doenças na infância, acidentes domésticos, trânsito, violência, doenças da meia idade, enfim, a lista é grande, mas lhe garanto que passamos pelo pior.
Como você não tem mais zero ano de idade, sua atenção não deve ser a expectativa média de vida ao nascer e sim a Tábua de Mortalidade. Calma! O nome não é bonito, mas o que ela mostra é animador. Por exemplo, para quem tem hoje 60 anos de idade, a expectativa média de vida é de 82,8 anos. Quem tem 70, segundo as estatísticas, chegará fácil aos 85,6 anos. Quem tem 80 deve fazer planos para pelo menos mais 10 anos.
Estes anos a mais de vida com cada vez mais lucidez, independência, possibilidade de realizar planos e disposição para consumo de bens e serviços é o que projeta a Economia da Longevidade como um dos mais importantes movimentos econômicos deste século. Uma enorme gama de novos produtos e serviços têm surgido a cada dia. Cito um serviço que traz grande qualidade de vida e liberdade ao sênior, os serviços de concierge. Auxílio especializado na organização do lar, orientação financeira e pagamento de contas, acompanhamento em atividades externas, aulas de informática e outros serviços até então estritos à hotelaria.
Outra revolução acontece nas tecnologias de monitoramento e emergência, que permitem ao idoso permanecer mais tempo em sua residência, o Aging in Place. Uma empresa pioneira no segmento e gaúcha é a Tecnosenior, que possui várias tecnologias que trazem mais segurança e disponibilizam alertas e assistência em casos de emergência. Existem dispositivos que identificam os sinais de uma iminente fibrilação ou disfunções cardíacas que podem ser severas.
A indústria da construção civil e hotelaria de longa permanência prepara lançamentos que parecem resorts de cinema com uma estrutura de lazer e convívio social que deixaria qualquer pessoa com 40 ou 50 anos morrendo de inveja. A fonte da juventude que o explorador Ponde De Leon tanto procurava existe e está no estilo de vida potencializado por uma boa medicina.
O aumento da longevidade pegou todos de surpresa, obrigando muitos 60+ a revisitarem seus planos para o futuro, suas reservas financeiras e principalmente buscar um propósito de vida para usufruir do bônus etário. A meta hoje é dar qualidade aos anos de vida. Neste espaço, há projetos como a plataforma Maturi, um case que orgulha a gente aqui na SeniorLab e que se propõe qualificar e promovera inclusão dos maduros no mercado de trabalho, profissionais veteranos com uma carga de experiência e disposição de dar inveja a qualquer executivo com MBA e trinta anos de idade. Ressignificar a experiência profissional e ajustá-la ao momento atual é racional e necessário para as empresas pararem de perder dinheiro e conhecimento.
Agora que você sabe que vais passar bonito pelos 77,2 anos, comece a planejar o que irá fazer com os anos que vai “ganhar”. Seja otimista, tenha uma boa vida, tenha prazer, planos, amigos, cuide do amor, visite seus médicos, tenha um bom geriatra, faça exercícios e se quiser pode traçar seus objetivos até onde a ciência afirma que podemos chegar. Segundo um estudo do Albert Einstein College of Medicine de Nova York, o limite de idade humano é de 122 anos. Pelo menos até agora.