Você deve estar se perguntando: fogão solar? Como assim? Calma! Eu explico. O fogão solar é um dispositivo concentrador de energia solar direta que permite a cocção plena dos alimentos, somente com energia térmica solar. Não gasta gás GLP, lenha, carvão ou eletricidade. Economia certa em tempos tão bicudos, principalmente para famílias de baixa renda, com um botijão de GLP custando mais que R$ 120,00.
Eu sou um especialista brasileiro em fogões solares, com 25 anos na área. Sou um Inquieto, faço parte do coletivo POA Inquieta há anos. A sustentabilidade tem sido uma bandeira e o fogão solar pode certamente ser mais uma alternativa ecológica para a cocção dos alimentos. Infelizmente é muito difícil mudar paradigmas! Pensar fora da caixa! Tenho participado de eventos na área da sustentabilidade para divulgar esta alternativa econômica, que é desconhecida da grande maioria da população.
Sabe-se hoje que cerca de dois terços da população mundial (mais de 5,5 bilhões de pessoas), dependem diariamente de lenha para satisfação de suas necessidades energéticas para a cocção de alimentos e aquecimento. Sabe-se que milhões de pessoas no mundo consomem água contaminada, que pode ser pasteurizada para se tornar potável. Também com um simples fogão solar!
O fogão solar funciona como uma lente de aumento que concentra a energia do sol em um ponto focal. Neste ponto focal vai ficar a panela que tem de ser preta para melhor absorção de calor. Também devemos providenciar um efeito estufa para retenção de calor. Então, resumindo, o fogão solar concentra, absorve e retém a energia solar direta. Com estes três elementos fundamentais podemos chegar a temperaturas de 200 graus Celsius.
A energia calorífica concentrada na zona focal do fogão é suficiente para fornecer o calor necessário à ebulição da água e para cozinhar, assar, aquecer alimentos etc. A principal vantagem do uso do fogão solar é a disponibilidade de energia gratuita e abundante, além da ausência de chamas, fumaça, perigo de explosão, incêndios etc. A figura abaixo ilustra uma oficina de construção de fogões solares em comunidade carente em um bairro de periferia, o Morro da Cruz em Porto Alegre RS.
Os fogões solares de painel são os mais fáceis de serem construídos, com menor investimento de tempo e dinheiro. Normalmente feitos de painéis de papelão, que pode ser reciclado de caixas de papelão usadas, ou mesmo caixas de papelão de TVs LCDs, com revestimento de superfície reflexiva, como papel alumínio, filmes de poliéster metalizado, folhas de saco de embalagem metalizada para presentes. São fixados com cola, que pode ser caseira ou a cola branca. Melhor acabamento com fita dupla face. Os painéis são dobrados de modo a concentrar o foco onde será colocada a panela para cocção. Este tipo de fogão apresenta bom rendimento, temperaturas de até 200 graus centigrados. O tempo de cozimento é um pouco maior que o fogão convencional. Para maior rendimento, a panela deve ser revestida de saco plástico tipo assar peru para fornos (300 graus) ou recipiente de vidro transparente (tipo bowl Marinex 3L). O efeito estufa retém o calor, melhorando significativamente o rendimento térmico de cocção. O cozimento mais lento (slow cooking) dos alimentos preserva melhor os nutrientes, sendo mais saudável.
Precisamos chegar nas comunidades carentes da periferia! Fazer oficinas de como usar e fazer um fogão solar usando sucata como papelão. Precisamos de patrocinadores para estas oficinas, já que o poder público infelizmente é tão omisso nestas questões sociais.
Serviço:
Canal do Youtube – EngElmoDutra – Clique Aqui
WhatsApp 54.999849277: Manuais de Montagem e Orientações
Site: Clique Aqui
Elmo Dutra da Silveira Filho é engenheiro mecânico com graduação e mestrado na UFRGS, professor universitário, especialista brasileiro em fogões solares há mais de 25 anos. Membro do SCI – Solar Cooker International. Já representou o Brasil em congressos mundiais de fogões solares em Faro, Portugal em 2016 e 2020. Vadodara, India, em 2017. Apresentou trabalhos na USP – Ensolapa, UFSC – Ensus (2016 a 2021).