Goethe costumava dizer que, no amor, só um é capaz de amar. O outro consente. No seu caso, era ele que consentia. E chegava, durante um abraço amoroso, a contar sílabas com os dedos nas costas da mulher amada. Amada vírgula. Era a mulher que amava. Ele consentia.
A propósito, Goethe contou tanta sílaba nas costas da parceira que os seus versos alcançaram a perfeição. E ele, com eles, alcançou a glória, incluindo a prosa que não conta sílabas, mas também exige muito dos dedos. Mas, pelo menos ali, Goethe não alcançou a glória no amor.
Essa foi alcançada pelas suas amantes, especialmente Christianne, com quem se casou, em Weimar, no começo do século XIX. Ela, sim, não consentiu, e topou amar em vida, com todos os riscos decorrentes disso. Uma lista breve e limitada deles incluiria:
- Deixar de amar a qualquer momento.
- Ser deixada, mesmo por aquele que consentia o amor.
- Renunciar a tanto de si mesmo e a muitos de seus afazeres.
- Perder para a morte o ser amado ou perder-se para ela, acabando com aquele amor.
- Confundir-se no pensamento e, portanto, em muitos discernimentos, por causa da miopia causada por sentimentos intensos, confusos.
- Suportar a ambivalência de todo amor verdadeiro, com a sua penca de paradoxos, de momentos não amorosos, e mesmo do ódio que precede o amor, e permanece durante ou até depois.
- Acatar a falta, a incompletude, a descontinuidade, a pulsação de todas as esperas.
- Mergulhar na ausência.
- Lidar com o ciúme inevitável em todos os amores, incluindo o dela por um Goethe tranquilão.
Sim, porque estava poupado disso tudo e ficava só contando sílabas nas costas acesas pelo amor fora dele. Sem medo da morte. Sem renúncias a si ou a seus afazeres. Sem a perturbação de sentimentos intensos, paradoxais, ambivalentes. Sem odiar. Sem falta, sem incompletude, sem descontinuidade. Sem espera. Sem ausência.
Goethe chegou à glória, driblando a mortalidade com uma obra que soube adentrar a beleza e até mesmo a perfeição estética. Mas hoje fiquei pensando que Christianne foi muito mais corajosa do que ele e, de certa forma, sem muita forma no meio de tanto conteúdo iluminado, a glória dela foi muito maior.
Foto da Capa: Freepik / Gerada por IA
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