Não há setor da economia em que se possa crescer sem cobranças, sem avaliações, correções, ajustes. Nem o futebol. Mano Menezes optou pela cobrança pública, na quarta-feira, quando sua equipe teve desempenho ruim e apenas empatou com o Avenida. O ”sacode” de Mano funcionou. No jogo seguinte, sábado, veio a goleada sobre o São Luiz, por 4 x 0, devolvendo certa tranquilidade no Beira-Rio.
O Inter fez um partidaço? Está tudo resolvido? Não, definitivamente não. Ao modificar o time, retirando o centroavante titular Alemão, e improvisar um atacante de lado pelo comando do ataque Mano mandou um recado à direção: vejam, precisei colocar Pedro Henrique como centroavante porque não tenho tantas opções! O Inter tem um grupo insuficiente para os objetivos da temporada. Precisa contratar.
A bronca pública do treinador, na rodada anterior, surtiu efeito e o Inter melhorou contra o São Luiz. Apesar das limitações do adversário, foi possível observar um time mais ligado e focado. Tem muito a evoluir e realmente precisará. E os três reforços já anunciados (o lateral Mário Fernandez, o goleiro John e o volante Baralhas) são bons complementos de grupo. Nenhum deles dará a qualidade que falta para o Inter efetivamente disputar grandes títulos na temporada.
O fechamento da janela de transferências dos principais mercados europeus, nesta terça-feira, dia 31, permitirá aos dirigentes colorados um melhor mapeamento das possibilidades. E é bom que sejam ágeis. Nem sempre jogadores que chegam do exterior conseguem rápida adaptação. Nesta janela de contratações o Inter definirá seu futuro em 2023: se novamente terá um bom time de futebol ou se vai disputar títulos. No ano passado, recordo, o time não chegou a disputar títulos. Foi muito bem no Campeonato Brasileiro, reconheço. Mas brigar pelo título, rodada a rodada, ponto a ponto, nós sabemos que não aconteceu.
Grêmio joga o suficiente para seguir líder do Campeonato
Na noite de domingo, no Passo D’Áreia, o Grêmio colocou praticamente um time de reservas para vencer o São José por 1 x 0. O jogo foi ruim tecnicamente pelas condições do gramado sintético, mas também pela atuação das duas equipes. Para Renato, objetivo atingido: preservou os titulares e somou três preciosos pontos. Ganhou também um incentivo ao atacante Galdino, autor do gol da vitória gremista.