A Copa começou e o brasileiro mesmo dividido está se embalando com a paixão pela seleção, o universo do mundial, e a internet passa a ser invadida do assunto pelos mais diversos ângulos.
No primeiro jogo do Brasil, as afirmações de Neymar de apoio e promessa de homenagem de gols para o atual presidente dividiram as opiniões e surgiu um novo ídolo para amar após um gol bonito de ficar na história: Richarlison. Um jovem atleta pardo, de origem pobre e toda brasilidade jocosa que caracteriza a juventude periférica. Richarlison recebeu até pedido de casamento de influenciadora via posts da internet em um caso clássico de amor súbito após sucesso. Naquele momento pensei: se fosse numa festa, Richarlison sem a fama da seleção provavelmente seria ignorado pela moça, pois não representa a beleza padrão que o Brasil venera.
Mais alguns dias se passaram e vi este post: Kaká, o jogador mais bonito da seleção brasileira de todos os tempos. Você concorda? E eu na minha impulsividade comunicativa fui lá e escrevi: Por quê? Por ser branco?… deste minuto em diante se passaram 7 dias e os comentários dos seguidores da página GINA INDELICADA saíram de alguns comentários de apoio de mulheres que pensavam como eu… até a fúria de haters homens… que jogaram toda sua indignação sobre a minha pergunta…
Os comentários iniciaram do clássico mimimi, até tudo agora é racismo (e isto que não citei o termo na minha pergunta, mas mexi com o vespeiro do questionamento racial) até ofensas pessoais sobre eu querer aparecer, fui chamada de velha, tia, mal amada… até que surgiu os que embarcaram me acusando de racismo contra pessoas brancas. Kkk
A cada dia novas respostas e, como boa pesquisadora de narrativas, fui deixando rolar sempre bloqueando os exaltados e percebendo que o meu comentário incomodou muito aquele público. Me detive a ir mais a fundo e ir abrindo a cada nova resposta o perfil de quem me ofendia: vendedores, assistente comerciais, estudantes… todos brancos e com uma similaridade, todos com poucos seguidores, perfis fechados com uma clara indicação de perfis fakes ou perfis do gabinete do ódio.
Quais as lições que tirei desta experiência antropológica digital?
Questionar o Racismo no Brasil hoje se tornou uma temática lida como ideológica. Sendo limitada assim, sai do campo do realmente é: uma atrocidade cultural humana.
Quando fiz este questionamento, o fiz, pois, me lembrei que o futebol no Brasil e nos países colonizadores é majoritariamente formado por jogadores pretos ou pardos. E fui conversar com especialistas que me confirmaram esta visão, mas não precisava tanto, só olhar a seleção da França.
O futebol no Brasil é uma estrutura que reproduz a lógica de desigualdade racial e social. No Brasil, se tornou o espaço de ascensão do preto pobre que através do seu desempenho corporal é comprado, vendido, gerenciado por cartolas ou empresários. Faça uma reflexão íntima: você preparou seu filho para ele ser jogador de futebol ou mandou ele estudar?
Na pergunta da página, o racismo recreativo está explícito. Pois a maioria dos jogadores da seleção brasileira foram pretos ou pardos. Kaká representa uma parcela mínima branca e religiosa. Então a fúria dos seguidores revela muito mais.
A internet vive de “barracos” e provavelmente meu comentário gerou um super engajamento e não houve moderação. Mas isto faz parte do jogo.
E respondendo à pergunta da Gina indelicada… não …pra mim Kaká não é o jogador mais bonito. Se lembrem de Raí… a beleza afro-indígena perfeita.
Finalmente, consegui dar minha opinião sem ataques pessoais.
Boa Copa do Mundo, pessoal.