Ao longo dos últimos anos, Porto Alegre está se reencontrando com a criatividade, com a inovação e com as pessoas. Temos visto muita gente envolvida, inquieta com o nosso futuro e desejando melhorar a cidade. No mundo real e no imaginário da nossa gente. Projetos como o Pacto Alegre, o Festival POA 2022, o Instituto Caldeira, o NAU e os novos hubs de Inovação da cidade são expressões desta transformação. Que se conectam a ambientes consolidados de Inovação da cidade, como o Tecnopuc, o Tecnosinos e o Zenit. Nossas pontes com o futuro. Que se somam a ações consolidadas na área cultural, como a OSPA, o Porto Alegre em Cena, a Feira do Livro, o Sarau Elétrico e a Bienal do Mercosul.
O South Summit e a Marca de POA são dois exemplos de alto nível desta atual transformação. Projetos para reposicionar nossa cidade, nos nossos corações e na sociedade global que vivemos.
A Marca de POA, neste mês tornou-se pública. Desenvolvida de forma voluntária e colaborativa, escolhida em escuta pública por mais de 10 mil pessoas, é um símbolo de um olhar de otimismo para o futuro.
Um posicionamento importante neste momento, que fala de novos horizontes, da nossa relação com a orla e com as águas que nos abraçam e nos definem e acima de tudo, de encontro.
Ao completarmos 250 anos, temos uma mensagem de grande potência como ponto de partida da marca: participação e colaboração. Foi assim que o Pacto Alegre e a Marca de POA foram construídos.
Os dois projetos, que se encontraram em 2019, buscam criar uma cidade que atraia gente, talentos, um lugar onde as pessoas queiram construir seu futuro e abrir seus horizontes. Não queremos reter talentos, prender as pessoas. Queremos atrair gente, queremos viver em um lugar no mundo onde as pessoas de todos os cantos queiram vir, queiram fazer parte do que construímos aqui. Ao atrair pessoas, teremos o efeito de manter nossa gente, de oferecer um lugar onde todos possam se realizar, um lugar de onde possam sair para o mundo e guardar na alma o lugar da volta, do reencontro consigo mesmo, com suas origens, com sua tradição. Nossa Porto Alegre. Porto de partida para alguns, Porto de acolhimento e chegada para todos.
A Marca de POA finalmente é uma realidade. Quais os próximos passos? O que vem pela frente?
Daniela Nunes – Head de Estratégia do Pacto Alegre e CEO da Purpous Marcas com Alma – Foto Luan Furtado
Jorge Audy – superintende de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS e do Tecnopuc