Não há mais dúvida de que a mente e o corpo estão interligados. E que este movimento é cíclico. O corpo afetando a mente e a mente afetando o corpo, assim sucessivamente. Quando recebemos estímulos físicos e emocionais, todo nosso sistema mente-corpo é afetado. Às vezes de forma imperceptível, às vezes de maneira absolutamente incrível.
Solidão dói
Um exemplo concreto disso é que a solidão dói. De verdade. Ela provoca um efeito físico no nosso corpo. Estudos demonstram que ela está associada a menor resistência a dor, supressão do sistema imunológico, função cerebral diminuída a um sono menos eficaz. Pesquisas demonstram que ela é duas vezes mais prejudicial à saúde do que a obesidade para os idosos. E que representa um aumento de 26% na chance de morte de uma pessoa em qualquer idade. É pouco ou quer mais?
Solidão é um sentimento subjetivo. Alguém pode ter muitos conhecidos e estar rodeado de pessoas e se sentir muito sozinho, enquanto que outra pessoa pode ter poucos vínculos, mas estes serem suficientes para que se sinta bem conectado socialmente e feliz. Quem são essas pessoas para você?
O Universo e Eu
E aí, retomo o tema da minha última coluna aqui na Sler, a respeito do exercício de conhecer, analisar e planejar a construção do nosso Universo Social. Somos seres sociais. As nossas interações de qualidade são primordiais para nossa felicidade, bem-estar e longevidade. É preciso investimento de tempo, intenção, autoconhecimento para a construção de um Universo Social de qualidade. Sem dúvida significa um caminho pedregoso essa descoberta em muitos aspectos, pois os relacionamentos humanos implicam em lidar com experiências e situações que nos deixarão desconfortáveis em alguns momentos. Mas há um ditado turco que diz: “Nenhuma estrada é longa em boa companhia”.
As Pedras Fundamentas do Relacionamento x Meu Universo Social
Complementando ao que escrevi na semana passada e ao exercício que sugeri que fosse feito lá, quero te propor um segundo exercício! Vamos além e avante! Te convido a listar numa tabela como a desenhada na figura abaixo, o nome de todas as pessoas que estão no teu Universo Social, respondendo às perguntas abaixo. Se você ainda não leu o texto da coluna anterior, vá adiante também. Faça a tabela e responda as perguntas escrevendo os nomes das pessoas conforme for lembrando, OK?
Segurança e Proteção
- Para quem você ligaria se acordasse assustado no meio da noite?
- A quem você recorria num momento de emergência?
Os relacionamentos que nos transmitem segurança e proteção são os nossos alicerces. Tem muita sorte as pessoas que podem preencher essa área com muitos nomes. Cultive, preserve essas pessoas na sua vida. São elas que nos ajudam a atravessar os momentos de maior estresse e dificuldades. O importante é a sua convicção de que elas estarão com você quando as coisas dão errado.
Aprendizado e Crescimento
- Quem incentiva você a experimentar coisas novas, a arriscar, a perseguir objetivos na sua vida?
Ser encorajado ou inspirado por alguém que você confia a tentar fazer algo diferente ou novo é um presente!
Vínculo Emocional e de Confiança
- Quem sabe tudo (ou quase tudo) sobre você?
- Para quem você pode ligar e falar abertamente sobre seus sentimentos?
- Para quem você pode pedir conselhos (e confiar no que é dito)?
Senso de Identidade e Confiança Compartilhada
- Existe alguém na sua vida que tenha compartilhado muitas experiências com você e ajudado a fortalecer a noção de quem você é e de onde veio?
Amigos de infância, irmãos, primos, pessoas com quem compartilhamos a infância costumamos negligenciar ou subestimar a importância porque nos acostumamos com eles, já que estão conosco há muito tempo, mas são valiosos porque não podem ser substituídos.
Intimidade Romântica (amor e sexo)
- Você se sente satisfeito/a com o nível de intimidade romântica na sua vida?
- Está satisfeito/a com sua vida sexual?
Para alguns o amor romântico é algo essencial para a vida, para outros não. Existem diferentes formas de relacionamento. Aqui, importa saber se o que você está recebendo da/s sua/s parceria/s está lhe atendendo.
Ajuda Teórica e Prática
- A quem você recorre quando precisa de alguma ajuda prática? (por exemplo: resolver um problema do seu computador, checar seu seguro, buscar dicas de viagem)
Diversão e Relaxamento
- Quem faz você rir?
- Com quem você gosta de assistir a um filme ou fazer uma viagem?
- Quem faz você se sentir relaxado/a, acolhido/a, à vontade?
Pronto! O que você está percebendo? Qual é a sua tendência? A ter conexões em uma, duas ou quem sabe três áreas? Imagine esse exercício como uma radiografia das suas conexões sociais, uma forma de enxergar o seu Universo Social e como você se movimenta nele.
Verifique se possui conexões em todas as áreas. Em especial naquelas mais relevantes. Talvez encontre algumas lacunas e surpresas. Quem sabe encontrará muitas conexões para se divertir e relaxar e poucas para ligar à noite numa emergência. Quem sabe identificará conexões que te atendem em mais de uma área e você ainda não havia se dado conta. Ou, talvez, áreas que você precisará (se) desenvolver.
E esse será nosso próximo assunto… vamos em busca do que é necessário para dar o próximo passo na evolução do nosso Universo Social.
*Este texto tem por base o livro “Uma Boa Vida, Como Viver Com Mais Significado e Realização”, de Robert Waldinger e Marc Schulz, diretores do Estudo sobre saúde e bem-estar realizado desde 1938 pela Universidade de Harvard, que divulga seus resultados e o de outros estudos e pesquisas a respeito do tema.