O que é o bom da vida para você? Fiz esta pergunta ao “sabido” ChatGPT e ele até que, na minha opinião, se saiu bem. Disse que depende dos valores, das experiências e perspectivas de cada um, entretanto, alguns elementos são considerados essenciais para uma vida boa, entre eles: relacionamentos significativos, saúde, realização pessoal, experiências, equilíbrio, gratidão e contribuição. Alguns destes elementos coincidem com os resultados das pesquisas da Harvard sobre longevidade e fatores mais valorizados para ser feliz, nos quais aparece em primeiro lugar “relacionamentos significativos”.
No dia 20 de julho, sábado passado, eu fiz o lançamento do meu livro intitulado “O Inesquecível Funeral de 2050”. Organizei um evento fechado, só para os amigos e, para minha felicidade, compareceu uma centena de pessoas. Foi um reencontro de pessoas que não se viam há décadas. Fiquei emocionado ao saber que algumas pessoas fizeram viagens de 9 horas só para participar deste evento. O convite foi feito para o lançamento do livro, mas quando eu fui organizar a apresentação, me dei conta que estava completando dez anos que eu havia organizado a primeira obra literária, para a qual eu havia pedido textos para amigos que nunca tinham publicado seus escritos e assim nasceu o livro “Lia, mas não escrevia”, que teve 188 autores. Senti o orgulho de muitos autores em participar desta coletânea e resolvemos então fazer um lançamento festivo à altura. Eu escrevi um roteiro conectando alguns textos e construí uma história encenada por quatro alunos meus. O resultado foi um auditório lotado e cerca de 80 autores presentes no palco posando para uma foto histórica. Este evento preencheu vários dos elementos essenciais para conhecer o “bom da vida”: relacionamentos significativos, realização pessoal, experiências, gratidão e contribuição.
Em 2016, escrevi o roteiro de um musical com foco na sustentabilidade e chamei de “CantaBilidade”, e o mesmo quarteto de atores encenou e o apresentou no Teatro Araújo Vianna na abertura da primeira Virada Sustentável de Porto Alegre. Mais uma festa com muita alegria.
Em 2017, eu solicitei para uma turma da graduação que eles assistissem um vídeo de cinco minutos e alguns reclamaram que o vídeo era muito longo. Eu percebi que esta geração não tem mais paciência para prestar atenção em nada que vá além de dois ou três minutos. Minha resposta foi organizar outro evento que denominei de “Give me Five”, fazendo uma alusão à expressão americana do “toca aqui, amigo”, mas fundamentalmente eu pedia “me dê 5 minutos do seu tempo” para ler meu texto. No evento, foram lidos meus contos e crônicas e uma banda interpretou minhas músicas, nada ultrapassava cinco minutos, e novamente consegui reunir os amigos e foi muito divertido.
Agora, no dia 20 de julho, Dia do Amigo, tive a felicidade de fazer esta retrospectiva mostrando fotos destes e de outros eventos, mostrando que muitas das “carinhas” que estavam nas fotos nos nossos eventos de 2014, 2016 e 2017 estavam ali presentes, que se passaram dez anos e que “continuamos grudados”, amizades que duram uma década ou mais, até o fotógrafo, nosso querido Jova, é o mesmo a fazer a cobertura fotográfica destes eventos. Eu brinquei com os presentes e pedi para que eles reservem em suas agendas o sábado de 29 de julho de 2034, quando faremos um novo evento, no mesmo local. O livro recém-lançado inicia com um questionamento: os fatos que ocorrem nas nossas vidas são fruto do acaso, obras do destino ou são escolhas do nosso livre-arbítrio? Eu não sei a resposta, mas se depender do meu livre-arbítrio e se a vida permitir, desejo ter muitos outros encontros ao longo desta década com relacionamentos significativos.
De uma coisa eu tenho certeza, que eu não quero chegar em 2034 dizendo “eu devia ter complicado menos, trabalhado menos, ter visto o sol se pôr, devia ter me importado menos, com problemas pequenos, ter morrido de amor”1. Para tanto, é importante valorizar os relacionamentos significativos, saúde, realização pessoal, experiências, equilíbrio, gratidão e contribuição. O bom da vida é menos complicado e inacessível do que parece.
Referência:
- Livro: O Inesquecível Funeral de 2050 – Sler Books - em breve nas plataformas online.
¹ Titãs – Epitáfio
Foto da Capa: Evento de 20 de julho de 2024 / Acervo do Autor
Mais textos de Luis Felipe Nascimento: Clique Aqui.