Um renomado cientista político do exterior se interessou pelos resultados das eleições brasileiras e entrevistou brasileiros para entender o que aconteceu.
— Os 43,2% dos eleitores que votaram no Presidente Bolsonaro aprovaram o seu governo, certo?
— Penso que a maior parte sim, mas alguns votaram nele para evitar que o Lula ganhasse, pois consideram o Lula ladrão e que vai tornar o Brasil uma Venezuela.
— Não entendi, na Venezuela o Chaves fechou o Tribunal Superior de Justiça deles, o Lula quer fazer o mesmo no Brasil?
— Não! Quem disse “não vejo nada demais em pedir para fechar o Congresso e o STF” foi o Bolsonaro (1).
— Me diga uma coisa, se o Lula já foi oito anos presidente e nesse período não transformou o Brasil em Venezuela, por que faria isto agora?
— Não sei, mas isto é o que dizem esses eleitores de Bolsonaro.
— As pesquisas eleitorais erraram os resultados das urnas, né?
— Sim! Ou talvez os entrevistados tenham sentido medo ou vergonha em dizer que iriam votar no Bolsonaro, sabe-se lá!
— Lula foi julgado, condenado e depois o processo foi anulado (2). Qual a opinião dos brasileiros sobre o Poder Judiciário?
— Olha, aqui as pessoas acreditam na Justiça quando ela lhes favorece e criticam quando ela julga algo contra os seus interesses. Depende com quem o senhor fala.
— Existem denúncias de corrupção contra o atual presidente e sua família, algo já foi comprovado?
— Não! Existem investigações sobre a rachadinha, influência do presidente sobre a Polícia Federal, vários processos, mas isto tudo pode demorar anos para ter um julgamento (3).
— Mas o processo contra o Lula foi bem rápido, não foi?
— Foi, segundo a Folha de São Paulo foi o caso da Lava Jato que mais rápido subiu de instância (4). O Juiz Moro acelerou o processo. Por falar nele, depois de ter sido ministro de Bolsonaro, agora ele se elegeu Senador. Ah! E o procurador Dallagnol, uma das principais figuras da Lava Jato, se elegeu deputado por outro partido que apoia o presidente Bolsonaro. Os dois juram que não tinham interesse político na condenação do Lula.
— Vários ex-ministros de Bolsonaro foram eleitos para o Senado e para a Câmara dos Deputados. Devem ter feito um ótimo trabalho como ministros, imagino.
— Olha, o ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, foi chamado de burro e incompetente pelo Guedes (5) e desmontou o sistema de C&T no Brasil, mesmo assim se elegeu senador por São Paulo (6). O Pazuello foi acusado de improbidade administrativa no caso do fornecimento de oxigênio em Manaus (7) e de corrupção na compra da vacina Covaxin (8), se elegeu como o deputado mais votado no Rio de Janeiro. Já o Ministro do Meio Ambiente, o Ricardo Salles, investigado por extração ilegal de madeira da Amazônia (9), foi o quarto mais votado para a Câmara Federal em São Paulo. Como podes ver, o povo aqui não dá muita bola para o que eles fizeram. Importante é que eles sejam apoiadores do presidente.
— Quem é este Nikolas Ferreira, o deputado federal mais votado no Brasil?
— O Nikolas é mais um apoiador do Bolsonaro que se notabilizou por ser contra o uso de vacinas na pandemia. Ele disse que só tomou uma dose, contra a sua vontade, para poder viajar para Londres para apoiar o movimento antivacina (10).
— Parece que os brasileiros gostam de votar em quem é contra as vacinas!
— É, a gente costuma dizer aqui que o Brasil não é para amadores.
— Com todo o respeito, eu diria que o Brasil não é para profissionais!
Obs: Todas as informações acima citadas foram publicadas na mídia. Ver links em anexo.
- https://veja.abril.com.br/coluna/radar/nao-vejo-nada-demais-em-pedir-para-fechar-congresso-e-stf-diz-bolsonaro/
- https://www.bbc.com/portuguese/brasil-56503901
- https://www.bbc.com/portuguese/brasil-57730263
- https://www1.folha.uol.com.br/poder/2017/08/1912821-recurso-de-lula-foi-o-que-mais-rapido-chegou-a-2-instancia.shtml
- https://congressoemfoco.uol.com.br/temas/economia/guedes-chama-ministro-astronauta-de-burro-e-critica-incompetencia-de-colegas-diz-folha/
- https://jornal.usp.br/universidade/abc-pede-fim-do-desmonte-e-resgate-da-ciencia-no-proximo-governo/
- https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2022/05/mudanca-na-lei-de-improbidade-livra-pazuello-de-acusacao-sobre-oxigenio-em-manaus.shtml
- https://gauchazh.clicrbs.com.br/politica/noticia/2021/07/pazuello-depoe-a-policia-federal-em-inquerito-que-apura-suspeita-de-prevaricacao-de-bolsonaro-na-compra-de-vacina-ckrp5nl4b003401havm42xwld.html
- https://www.bbc.com/portuguese/brasil-57346129
- https://www.em.com.br/app/noticia/politica/2022/01/24/interna_politica,1339764/em-londres-vereador-de-bh-participa-de-ato-contra-vacinacao.shtml