O que nossas avós ouvem quando têm 90 milhões de músicas diferentes para escutar? O TOP10 60+ SeniorLab by Deezer sabe. Não especificamente o que cada avó escuta, mas sobre o que os 60+ escutam no streaming de música quando podem escolher o que quiserem. Muito interessados em conhecer melhor os hábitos dos 60+ em vários aspectos da vida e assim encontrar os caminhos para aproximar marcas, produtos e serviços deste segmento, a SeniorLab e a Deezer, uma das maiores plataforma de streaming de músicas do planeta, resolveram mergulhar neste universo e buscar as respostas.
O TOP10 60+ ajuda a ampliar a certeza de que o mundo está mudando na velocidade da Internet. Cada vez mais presentes no dia a dia dos adultos mais velhos, os serviços de streaming de música resgatam um poder e uma sensação de satisfação imediata poucas vezes experimentada por esta população. O acesso às tecnologias e em especial à Internet através do smartphone está melhorando de forma surpreendente a experiência dos 60+. Ao se aproximar de 100 milhões de músicas disponíveis a um toque na tela do celular ou clique do mouse no computador, as palavras de ordem são “liberdade” e “quero agora”.
Na área criativa da comunicação ninguém tinha certeza do que realmente tocava os corações do consumidor 60+. Ao colocarmos um olhar de massa, descobrimos o que esta turma escuta sem interferências, ou seja: por escolhas puras e objetivas. Desta forma um criativo da propaganda tem mais subsídios para escolher o estilo musical para aquele comercial ou as referências que pode utilizar no processo de ideação de uma peça, sendo de vídeo, áudio ou até gráfica/digital.
Marília Mendonça há mais de um ano na primeira posição dos artistas mais escutados na plataforma. A rainha da sofrência, seguida pelo rei Roberto Carlos colocam a liderança do TOP10 60+ no patamar das realezas. Gusttavo Lima na terceira posição dá o tom do estilo musical que canta e encanta esta turma: o Sertanejo. Observando apenas as dez primeiras posições, o estilo tem 70% da preferência, uma das posições mais altas desde o início do ranking.
Nesta edição extraímos as 15 principais posições para observarmos outras tendências e encontramos Caetano Veloso na 11ª posição, o samba de Zeca Pagodinho na 12ª, os veteranos do sertanejo Zezé Di Camargo e Luciano na 13ª, o retorno do pagode do Raça Negra na 14ª e o britânico, mas não menos representante desta geração, Elton Jonh na 15ª posição.
TOP 10 Brasil (+ bônus)
1. Marília Mendonça
2. Roberto Carlos
3. Gusttavo Lima
4. Henrique & Juliano
5. Gal Costa
6. Maiara & Maraísa
7. Bruno & Marrone
8. Jorge & Mateus
9. Eduardo Costa
10. Zé Ramalho
11. Caetano Veloso
12. Zeca Pagodinho
13. Zezé Di Camargo & Luciano
14. Raça Negra
15. Elton John
Quando avaliamos o que os 60+ escutam no Mundo nos mais de 100 países em que a plataforma opera, encontramos um mix interessante de bandas e cantores que não existiam nos anos 1970, cercadas por clássicos de quem viu o rock nascer no planeta como The Beatles, The Rolling Stones e Queen. Uma playlist que faz o dia ficar mais alegre, colorido e carregado de energia.
Top 10 Global +60 (+ bônus)
- Johnny Hallyday
- Queen
- Ed Sheeran
- The Beatles
- Coldplay
- Elton John
- Bruce Springsteen
- Céline Dion
- Francis Cabrel
- Slimane
- The Rolling Stones
- Jean-Jacques Goldman
- Pink Floyd
- Imagine Dragons
- Patrick Bruel
Agora que sabemos o que nossos pais mais vividos e nossos avós ouvem quando podem escutar o que bem quiserem, olhe para eles e lembre que o estilo de vida e nossos comportamentos atuais são resultado das quebras de paradigma e espírito revolucionário deles. Apesar do sertanejo dominar a preferência hoje, é importante lembrar que esta turma com mais de sessenta anos estava lá, no cinema, ouvindo as rádios e comprando os LPs na época que o Rock nasceu. Desta forma não esqueça de agradecer aos seus avós pelo rock´n´roll que você tem hoje.