Uma época, morando nos Estados Unidos, trabalhei como Personal Organizer. Traduzindo, arrumadeira de quinquilharia alheia. Uma cliente tinha um closet tão abarrotado que levei muito tempo arrumando. Meses pra falar a verdade. Quando ela gostava de uma peça, comprava trios. Uma do tamanho atual, uma menor para quando emagrecesse, e uma maior, caso engordasse. E eram trios de diversas cores! Imagine a quantidade de roupas, e sapatos, e cosméticos e tudo!
Ela tinha uma predileção por compras de produtos milagrosos. Sim, daqueles que prometem resultados imediatos a baixo ou alto custo. Claro que ela não fazia exercícios, nem comia alimentos saudáveis. Mas, sim, esperava resultados milagrosos vindos dos produtos de usar e de tomar que vivia comprando.
Tinha as camisas esconde barriga, as calças levanta-bunda, e por aí vai até chegar no Miraclesuit, ou o Maiô Milagroso. Era um maiô preto, com recortes franzidos e corte clássico, uma peça muito bonita que poderia estar nas páginas de uma revista de moda de diferentes décadas. Numa sessão de desapego, ela jogou um dos maiôs milagrosos na pilha das doações, mas disse que eu deveria experimentar, já que parecia ser o meu número. Aceitei, e fiquei com o maiô. Um tempo e alguns quilos a mais depois, finalmente resolvi usar a peça , imaginando que ele me deixaria bonitona e com o corpo que eu tinha uns anos atrás, afinal, era um Miraclesuit!
A essas alturas você já entendeu que o maiô não tem nada de milagroso e que meu corpo não ficou nem um pouco diferente vestindo ele. Mas tenho que admitir que essa não foi minha primeira vez. Os cremes de cabelo que transformam os ressecados em sedosos lisos e macios em 8 segundos, o gel que acaba com a celulite em 3 aplicações, o chá diet que te faz perder 4 quilos só na primeira semana, as poções antirrugas, as loções anticalvície, os prolongadores de ereção, as panelas que não arranham, os travesseiros da NASA.
Todo mundo já teve, aposto, o seu dia de acreditar em um produto milagroso, seja ele de que espécie for. Antigamente nos pegavam pelas propagandas na TV, hoje é ainda mais personalizado, com os influencers falando diretamente com você, minha amiga meu amigo que está acompanhando essa live e pode ganhar um punhado de pozinho de pirlimpimpim no final, é só marcar dois amigos e me seguir aqui no insta, ok?
A quantidade de produtos mequetrefes no mercado só aumentou, assim como as promessas, os canais de venda e a cara de pau de quem ganha vendendo água como se fosse Tônica e cobrando preço de Gim. O que tem diminuído é a nossa capacidade de comprometimento de que, para ter ganhos como perda de peso, cabelos mais bonitos, etc., etc., precisamos ter uma vida saudável, alimentação, exercício, saúde mental, mudança de hábitos e procurando profissionais capacitados que sim, indiquem produtos eficientes.
Eu continuo usando o maiô magico, mas porque ele é bonito mesmo, e não pela ilusão de que ele vai mudar meu corpo. O bom da idade é isso, não acreditar mais cegamente em milagres e não se preocupar em ser perfeito.
Foto da Capa: Reprodução do Instagram @miraclesuitswin
Mais textos de Anna Tscherdantzew: Leia Aqui