É Renato. Sim, Renato Portaluppi, ou Renato Gaúcho. O Renato treinador do Grêmio. É o melhor técnico que a Seleção pode ter. Já que a CBF está com paciência para esperar. Já que a CBF não sabe o que fazer. Já que a CBF amontoa no seu comando um monte de cartolas de federações que não sabem nada de futebol. Pois então coloque um profissional para comandar tudo. Da portaria à alimentação. Da tia do cafezinho ao presidente. Entreguem o comando a Renato. E pronto. Vamos em frente.
Não confio mais neste grupo de jogadores mimados. Não confio nestes dirigentes que nada sabem de futebol. Uma turma de ultrapassados, coronéis em federações do Acre, Amapá, Maranhão etc…. Não sabem nada de futebol. Não conhecem o ambiente do vestiário. Correm o risco de entregar o comando para um gringo que mal sabe a diferença de Guarulhos para o Guarani. Não temos organização para um técnico estrangeiro. Eu era simpático à ideia. Mas nesta bagunça que é o futebol brasileiro, nesta esculhambação em que a CBF tenta funcionar…é melhor um treinador aqui, da aldeia.
Tite, ótimo em clubes, tentou e não conseguiu. Fracassou. Sucumbiu em duas Copas. Só aquele tal rodízio de capitães da seleção, em 2018, serviu para que observássemos se tratava de um treinador sem pulso. Tite ficou embretado e comprometido com um discurso de muita política e pouca prática. Perdeu. Afundou junto com um grupo que formou de jogadores mimados e pouco competitivos. Optou por montar uma seleção de meninos. E perdeu para seleções de homens – da Bélgica e da Croácia. Na Copa América, espécie de Gauchão das seleções sul-americanas, já havia perdido para uma Argentina ainda longe de ser bem montada.
Então é hora de um treinador que comande o vestiário. E o melhor gestor de vestiário do Brasil mora num hotel aqui em Porto Alegre. Atende pelo nome de Renato e trabalha no Grêmio. Pois que a CBF entregue a seleção a Renato e todos seus caprichos. Que o anuncie agora e espere terminar a temporada 2023. E outorgue a Renato um único objetivo: ganhar a Copa. Renato vai treinar os dirigentes, a torcida, a imprensa e até o time. É talvez nossa única esperança de êxito. A safra não é boa. Mas ele tem capacidade para fechar um grupo e torná-lo competitivo. E ainda por cima ele quer treinar a seleção. E talvez até possamos dar risadas quando Renato falar, em alguma entrevista, que espera por reforços. Renato na seleção!
Foto da Capa: Grêmio Oficial