Todas as empresas que surgem ao redor do mundo possuem um objetivo em comum, o sucesso. Por vezes, cometemos o erro de achar que o sucesso é atrelado ao retorno financeiro, porém o objetivo de cada negócio define se o resultado será positivo ou negativo. O sucesso pode impactar o mundo, gerar inovação, modificar o mercado e, também, retorno financeiro. Mas qual o caminho para conquistar o tão desejado sucesso?
As conquistas, alcançar os objetivos e alavancar seus resultados é o final de um longo caminho. E assim como em uma trilha subindo uma montanha, o caminho das empresas necessita uma respiração firme e constante, precisa de oxigênio. Não o elemento químico, mas sim o meio necessário para que sua empresa respire e funcione como um ecossistema saudável. Não existe fórmula matemática, ou química, para ser assertivo nos negócios. O que existe são estratégias e planejamentos que tem como resultado o sucesso.
Mas, afinal, qual o caminho para o sucesso? Nem o empresário mais experiente do mundo teria a ousadia de afirmar com veemência qual seria o caminho. Mas, afirmo o seguinte: existe o caminho para o sucesso. O segredo é saber trilhá-lo. Com muito oxigênio e sabendo como usar o tal elemento para a saúde do corpo. Caso não saiba, encontre alguém que ensine. O caminho para o sucesso é um trajeto que não pode ser feito sozinho.
Os últimos dois anos foram de sobrevivência para muitas empresas. Segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI), o desempenho econômico será positivo em 2023, com expectativa de crescimento de 2%, este dado é muito importante para quem quer empreender e investir. Porém, apesar da recuperação visível da economia mundial, neste ano, a economia brasileira segue inspirando cuidados. A projeção do FMI para a economia brasileira é modesta, com redução de 0.40% no Produto Interno Bruto (PIB).
Isto porque a nossa economia ainda é muito dependente do que acontece ao redor do mundo, inspirando cautela no mercado. A pandemia foi um grande motivo para o fraco desempenho das cadeias produtivas e em 2022 ainda sentimos os impactos de dois anos paralisados. Caracterizando a inflação em diversos setores, além do aumento do valor de matérias-primas para a produção de inúmeros produtos e, como consequência, a alta dos preços.
Chegou o momento de investir mais em tecnologia, fazer acordos comerciais, ter outro olhar sobre o próprio negócio para iniciar o ano com a certeza que muito mais do que simplesmente sobreviver, iremos crescer. Quem sabe aproveitar o momento para sermos mais competitivos e assertivos em nossos negócios? A meta é sempre evoluir.
É importante aproveitar este momento de resoluções e metas e fazer uma reorganização interna. Se necessário, mudar a cultura organizacional da sua empresa, dar voz a quem tem ideias, investir em sistemas e metodologias inovadoras e tecnológicas. Como conhecedor em assessoria estratégica especializada em gestão, controladoria e finanças, afirmo que entender melhor o seu negócio é o primeiro passo para o seu sucesso e crescimento.
Se você quer evoluir, saiba que é possível levar mais oxigênio para o seu negócio por meio da inserção da economia criativa. Seja para te auxiliar a aumentar o faturamento, aumentar sua produtividade, investir em novos equipamentos, aumentar o número de colaboradores ou a automação de processos internos.