Muito se fala nas empresas do futuro, sendo que muitas delas já são o presente. Focadas nas mudanças tecnológicas, atentas às transformações sociais, econômicas e ambientais que moldam o cenário empresarial, elas se desenvolvem igual a água de um rio, se adaptando aos imprevistos que possam surgir no caminho. Diversas empresas atuais já estão vivendo como “o modelo ideal” do futuro e isso tem acontecido, justamente, pela velocidade do mundo em que vivemos. A busca por melhorias e excelência é fundamental para o sucesso de uma operação, no entanto, sem uma gestão devidamente planejada e qualificada, todo o esforço pode ser em vão.
A empresa do futuro será caracterizada por uma abordagem inovadora e uma gestão moderna, que abraçará a tecnologia, promoverá a cultura de inovação, será flexível e adaptável. Incentivará a colaboração e a diversidade. Terá uma grande preocupação com a sustentabilidade e a responsabilidade social. No entanto, para que tudo isso funcione, a gestão irá desempenhar um papel fundamental na condução dessa transformação, liderando equipes em um ambiente de mudanças constantes e incertezas. A empresa do futuro será dinâmica, ágil e socialmente responsável, criando valor para seus clientes, colaboradores e sociedade.
Se a ideia é ter, cada vez mais, empresas fortes, tecnológicas, que investem em inovação e que respondam rapidamente às necessidades do mercado, a presença de um líder é indispensável. Alguém com visão estratégica e que tenha clareza do cenário atual e futuro da empresa. Que consiga prever novas tendências de mercado ou possíveis crises. De nada adianta focar apenas no resultado final a qualquer custo, por isso, desenvolver as habilidades da equipe pode proporcionar um caminho mais rápido e com menos intempéries. Quando a gestão de uma empresa é conduzida da forma correta ela minimiza erros, aumenta lucros e diminui retrabalhos. Quer dizer que não existirão desafios? Não, mas afirmo, com certeza, que eles podem despencar.
Após entendermos sobre a empresa do futuro, e falamos de um futuro bem próximo, fica um pouco mais fácil de identificar o nosso papel, como administradores, na gestão dessas futuras operações. Buscar pela agilidade deve ser um dos focos principais, mas sempre orientando para a inovação, que é uma das principais características dessas empresas. O administrador que não for capaz de adaptar-se às mudanças, terá duas opções: desenvolver esta habilidade ou desistir, pois a palavra “mudança” estará no topo da lista de qualquer alinhamento, reunião ou projeto. Além disso, as empresas (e aqui não falo exclusivamente com as do futuro), precisam de um líder que impulsione, motive, mostre o caminho e que preze pelo sucesso sustentável da organização. As coisas estão mudando rápido demais e, por isso, nós também precisamos correr. A empresa do futuro requer modernidade e assertividade, mas ela não pode esperar, pois o futuro pode ser amanhã e precisamos estar preparados e prontos, pois sem o papel de um administrador este “futuro” pode não se concretizar.