O POA Inquieta é um coletivo de pessoas que se organizam de forma ativa e colaborativa visando a transformação local. O Coletivo tem como utopia uma sociedade onde o desenvolvimento seja inclusivo, criativo, diverso e sustentável.
Temos a convicção de que a educação deve ser um fundamento central para a construção dessa sociedade. É através de uma educação inclusiva e de qualidade que pavimentaremos o desenvolvimento da ciência, da tecnologia e da inovação, pilares fundamentais do desenvolvimento social, ambiental, cultural e econômico.
A constituição brasileira de 1988 no seu artigo 205 diz: a educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
O POA Inquieta como representante da sociedade civil está fazendo a sua parte promovendo e incentivando a educação em diferentes ações e projetos. Dois projetos são especialmente importantes nesse momento e merecem destaque.
O primeiro é o Pacto pela Educação. O POA Inquieta está trabalhando desde o primeiro movimento de articulação pela construção do Pacto pela Educação no Rio Grande do Sul. O Pacto será formalizado e transformado em realidade, agora no próximo dia 14 de Julho, no Auditório do Ministério Publico em Porto Alegre.
O Pacto pela Educação considera a educação uma responsabilidade coletiva e deseja tornar o Rio Grande do Sul um ambiente educacional de referência no cenário mundial.
Como um outro projeto a destacar, esse na perspectiva da educação para a cidadania, o Coletivo POA Inquieta trabalha, juntamente com o Ponta Comunidades, também na organização do Congresso Popular de Educação para a Cidadania, que será realizado nos próximos dias 27 e 28 de Agosto de 2022, no Morro da Cruz e na Vila Bom Jesus, territórios periféricos da cidade que clamam por protagonismo e visibilidade.
O Congresso tem potencial de se tornar uma referência em termos de debate sobre a cultura cidadã e sua capacidade de humanizar as relações na sociedade e ampliar a compreensão sobre direitos e deveres.
Enfim, oxalá o POA Inquieta sirva como exemplo a toda a sociedade que precisa imediatamente assumir a sua responsabilidade constitucional de colaborar com a educação, direito de todos cidadãos do nosso pais tão maravilhoso e tão desigual.
* Cesar Paz, articulador e um dos criadores do POA Inquieta