Apesar da derrota na sexta-feira, o Grêmio mantém uma posição confortável na tabela da Série B, com o segundo lugar na classificação, seis pontos à frente do primeiro time fora do G-4. Nesta terça, recebe na Arena o CSA com grandes chances de dar mais um passo em seu caminho de retorno a primeira divisão. E, nesta volta de Renato ao clube, o treinador escancara seus métodos de trabalho e manda recados aos candidatos à sucessão do presidente Bolzan. É ele, Renato, que dá as cartas no departamento de futebol. Quem quiser contratá-lo precisa conhecer esta regra.
Renato revelou que inclusive já foi procurado por dois candidatos à presidência do clube, Odorico Roman e Beto Guerra, para tratar da sua renovação de contrato. Do ponto de vista de resultados, ele mudou pouco ou quase nada se comparado com o período de Roger. Desde que desembarcou na casamata, são duas vitórias na Arena (Vasco e Sport) e duas derrotas fora (Novorizontino e Sampaio Corrêa). Ou seja, o Grêmio segue ganhando quando joga em casa e segue tendo dificuldades fora.
Vejam como Renato anuncia para todos que é ele quem manda. Decidiu enfraquecer o time que iria jogar no Maranhão e que perdeu para o Sampaio Corrêa. Antes do jogo, mudou a programação para que ele mesmo ganhasse folga e pudesse participar de um torneio de futevôlei no Rio e desse ao grupo um baita final de semana de descanso. Gravou vídeo anunciando em quem votaria na eleição presidencial. Fechou contrato de parceria pessoal com uma casa de apostas e agora só é visto com seu boné, atuando como garoto-propaganda.
Renato tem completo direito de anunciar seu preferido para a presidência da República. É da nossa democracia e que bom que funciona assim. A curiosidade é que seu candidato é adversário político justamente do representante do partido do presidente do clube. Será que conversaram sobre isso?
E sobre o patrocínio pessoal o bom é que a marca também anuncie no clube. Mas lembro aqui que Renato recebe parte do salário como o chamado direito de imagem. Ou seja, ele tem a obrigação de estar à disposição do clube para algumas ações comerciais. Então pergunto: qual ação comercial ele já fez pelo clube? Ele também se dispõe a usar e funcionar como garoto-propaganda de outros patrocinadores do Grêmio?
Enquanto Renato dá sinais de ter o foco compartilhado com outras questões – como torneio de futevôlei, eleição presidencial, patrocínios pessoais – o futebol brasileiro escancara sua falta de profissionalismo. E estes contratos de direito de imagem mostram que só servem mesmo para reduzir os impostos a serem pagos. Renato aproveita a fragilidade e o amadorismo desta relação dirigentes-treinadores/jogadores e segue dando as ordens. Vai recolocar o Grêmio na primeira divisão, será ainda mais ídolo da torcida, e deixará o futuro presidente sem saída. Ou renova com ele ou corre o risco de começar a gestão de indispondo com o maior cliente: a torcida!