Há indicativos interessantes, ainda que preliminares, desta primeira rodada do Campeonato Brasileiro que muitos consideram a competição mais difícil do planeta. De largada digo que discordo disso. A Premier League é muito mais competitiva! Mas vamos ao nosso campeonato que, nesta rodada de abertura, teve o Inter empatando com o Fortaleza, fora de casa, e o Grêmio batendo o Santos, em Caxias, por 1 x 0.
O Grêmio jogou menos futebol que o Santos. Mas foi efetivo. Achou um gol, num chute de fora da área, enquanto o time de Odair Hellmann tomou conta do jogo no segundo tempo. O Grêmio de Renato repetiu uma fórmula muito particular de seu treinador: ganha quando não joga bem. E este indicativo, ao contrário do que você pode pensar, é bom. Repare: o Grêmio não jogou bem e ganhou. O que acontecerá quando jogar bem? Vai ganhar, de novo.
Então o Grêmio será o campeão brasileiro. Não, isso não é nada provável, embora não seja impossível. Há muitas circunstâncias que podem abrir caminhos. Falo especialmente das Copas, Libertadores e Copa do Brasil, que poderão exigir foco de grandes equipes brasileiras em suas fases mais decisivas. Outra questão relevante é que teremos ainda uma janela de transferências em julho. E isso pode ajudar ou atrapalhar. O Grêmio pode se reforçar, é verdade. Mas também pode perder Bitelo, e isso seria um desastre dentro de campo, embora importante para os cofres. Bitelo é o melhor jogador do time, o motor de Renato.
E o Inter da estreia? Foi melhor que o próprio Inter de 2023. Mas longe ainda do Inter que encantou no final do ano passado. Mas competiu e voltou ao menos com um pontinho na bagagem. Qual o lugar do Inter no Campeonato? No primeiro pelotão também, com chances remotas de sonhar mais alto, ainda que a janela de transferências tenha uma tendência de ajudar. O volante chileno Aranguiz já chegou e agora busca condicionamento físico. E Mano Menezes ganhará Enner Valencia, que desembarca em julho, procedente da Turquia. Um bom reforço para o ataque.
Sobre os outros times. O Palmeiras é o favorito e já começou com três pontos. O Flamengo está recebendo seu novo treinador, o argentino Jorge Sampaoli, e tende a melhorar. O Corinthians também vai brigar na parte de cima. O Atlético Mineiro, que perdeu para o Vasco, é a grande incógnita. E o Fluminense, merecido campeão carioca, tem tudo para ficar na briga pelo título.