Hoje vamos com um conteúdo relaxante, apaixonante, focado em CULTURA, mas sem perder a nossa “pegada” da ALTA PERFORMANCE e do DESENVOLVIMENTO PESSOAL.
Será que é possível que um show, uma banda, possa nos ensinar algo além do encantamento pela música, pela experiência em si?
Vamos descobrir juntos.
Desde que começou a Pandemia (COVID-19), uma das bandas que mais admiro disponibilizou uma performance deles por semana, toda a sexta-feira para “abrandar” aquele nosso isolamento e auxiliar nestes tempos desafiadores. E isto já há mais de um ano!! E o pessoal não parou mais.
Isto mesmo, você ouviu direito! Aqui está o Link do Canal para você não perder esta e relembrar o inesquecível, mesmo que esteja lendo este texto no pós-pandemia… ou no DC rsrs [Novo AC – DC (Antes do Corona – Depois do Corona)] como já ouvi muito por aí.
Faça a sua maratona de sextas, transforme as noites de sexta com este baita presente deste pessoal fenomenal!
O que faz o Pink Floyd, passar de gerações em gerações e se manter como algo, atual, vanguardista, inovador?
Minha filha Amanda, apesar de sempre estar por perto e ouvir de tudo um pouco do que ouço, tem no POP e principalmente no POP Internacional, a sua referência sonora, um tanto pela idade e muito pelo gosto da batida eletrônica, do ritmo contagiante e da identificação de geração. Dela.
Assim os nomes de Harry Styles, Beyonce, Olivia Rodrigo, Demi Lovato… são as referências dela neste momento.
Lembrando que como bailarina (Amanda começou no Balet muito cedo) e Atleta de Escalada Esportiva, além de ter um pai apaixonado por Blues, Rock… o repertório musical dela é um tanto eclético. Talvez mais o dela que o meu, até.
Uso o exemplo dela para explicar um pouco o que faz esta banda ter um som único.
A gente aceita a universalidade de um som, de uma banda, quando pessoas com gostos musicais tão distintos, param em frente ao monitor, a televisão, uma caixa de som e começam a bater um pé, mexer com a mão em sincronia, impactados pela música, pelo visual, pela performance de quem está tocando.
E quando menos se espera a cabeça, o corpo… tudo está no mesmo ritmo de “Money”, “Confortably Numb” e assim por diante.
Não tem como você não parar para ouvir aquele solo de bateria em “Time” ou o solo de sax em “Money” só para citar alguns.
E aqui vai a playlist oficial de Vídeos do Canal do YouTube do Pink Floyd:
Agora, se você voltar no tempo e fizer uma pesquisa nos primeiros discos do Pink Floyd, como “The Piper at the Gates of Dawn” ou “A Saucerful of Secrets” ou mesmo assistir performances mais antigas como esta do vídeo abaixo/ao lado, você verá uma banda com um som bem próximo do delírio psicodélico da época.
Clique na imagem para assistir o vídeo
Aí aparecem os álbuns “Atom Heart Mother” e “Meddle” com a incrível “One of These Days” e o mundo começa a ser impactado por uma transformação musical incrível.
E em algum momento da história você começa ouvir todos os meios de comunicação falando: INOVADOR, INACREDITÁVEL, ABSURDO!!
Veja a discografia completa aqui!
Tente ouvir esta música e me diga: o que você acha?
Agora feche os olhos, volte para esta aqui… e imagine estes caras pelas ruas, bares, completamente desconhecidos, tentando levar o som deles para as rádios, gravadoras, fazer shows, discos…
E lá estavam os LOUCOS!! Eles se mantiveram no curso, apesar de tudo e de todos.
Agora veja a performance desta música ao vivo aqui. Para mim ainda uma das melhores!!
Veja a diferença. Você percebe EVOLUÇÃO?