Quem está na faixa etária 60+ viu e vivenciou tantas tecnologias e equipamentos diferentes que nem recorda direito dos rádios de válvula. Considerando que o transistor foi inventado em 1954 e sua aplicação em equipamentos como rádios se popularizaram anos depois, podemos dizer que a turma que nasceu com um smartphone na mão não tem a menor ideia de como as coisas fluíam décadas atrás. Com válvula ou com transistor, os rádios eram a grande mídia nos anos 1950 e 1960. Através deles chegavam e ainda chegam nos lares brasileiros, informação, notícias e música. As gravadoras sempre foram muito ativas e acabavam dominando o que entrava nos ouvidos e corações da audiência. Os artistas de trabalho, os lançamentos da indústria fonográfica sempre nortearam o que ia para a ponta da agulha dos toca discos. Ainda é assim considerando que o que embala os programas de TV aberta ou os canais de assinatura ainda têm grande influência e impulsionamento da indústria. Os 60+ estão descobrindo no Youtube e mais recentemente nos aplicativos de streaming de música, uma espécie de “poder” de escolha. Mesmo impactados ainda pelas mídias, gozam de mais liberdade para escolher o que quiserem, de onde quiserem e como quiserem. Afinal, tendo em mãos 27 milhões de smartphones, experimentando e dominando cada vez mais as novas tecnologias, muitos 60+ decidiram colocar a internet a seu serviço e diversão.
Na linha de entender melhor o comportamento e os caminhos para construção de conexões com os 60+ na comunicação, a SeniorLab e a segunda maior plataforma de streaming de música do planeta criaram o TOP10 60+ SeniorLab by DEEZER. Um acompanhamento mensal que consolida quem eles mais escutam em seus smartphones, computadores e agora também nos assistentes virtuais como a Alexa. Considerando que eles podem escolher quem bem quiserem em um cardápio de 55 milhões de faixas musicais com artistas e gravações originais lançadas no dia de hoje até os sucessos de 1950. Tudo lá ao alcance de um toque na tela. Antes do ranking que é utilizado como referência por grandes veículos de comunicação e agências, pouco se sabia a respeito de quem os 60+ escutavam. Tínhamos algumas percepções sempre contaminadas pelos preconceitos ou superficialidade. Hoje sabemos quem eles mais escutam no Brasil e no Mundo. Comparando grupos etários para distinguir hábitos de grupos distintos. Desta forma temos bastante segurança em garantir que na média, considerado o grupo etário, são realmente aqueles artistas ou bandas que estão pulsando no streaming de música dos 60+ brasileiros de norte a sul de leste a oeste.
Bossa Nova? MPB? Brega? Qual será o estilo musical que é mais escutado entre eles considerando a linha de cada artista ou banda? Apresentamos o TOP10 60+ SeniorLab by DEEZER com os artistas preferidos pelos 60+ no mês de setembro:
TOP10 60+ SeniorLab by DEEZER Brasil |
1. Marília Mendonça |
2. Gusttavo Lima |
3. Roberto Carlos |
4. Henrique & Juliano |
5. Maiara & Maraisa |
6. Bruno & Marrone |
7. Eduardo Costa |
8. Jorge & Mateus |
9. Zé Ramalho |
10. Zezé Di Camargo & Luciano |
Nesta edição o gênero Sertanejo alcançou 80% de preferência entre os 60+ de todo o Brasil enquanto o gênero MPB ficou com 20%. É a maior participação do estilo que ainda tem a primeira colocação com Marília Mendonça mesmo 9 meses depois da sua partida. Recentemente em um grupo focal para um cliente entramos no assunto da Cantora e seus sucessos. Ficou claro que seu exemplo, sua determinação e força a tornaram a saudosa Neta do Brasil.