O Grêmio não foi brilhante, excepcional, ou deu algum tipo de espetáculo. Mas os mais de 50 mil torcedores que foram à Arena neste domingo observaram um outro time. Com um comportamento diferente daquele time de Roger Machado. A vitória foi consequência. E o Grêmio não foi tão melhor assim que o Vasco. Tanto é que o goleiro Brenno foi destaque da partida, com duas defesas sensacionais.
Aplicação. Talvez este seja o termo que melhor traduza o que Renato agregou ao Grêmio neste começo de trabalho. Renato conseguiu impor um aspecto de competitividade que o time ainda não tinha mostrado nesta temporada. O Grêmio marcou, lutou, teve mais vontade. O Grêmio, acima de tudo, competiu. Renato colocou em campo um time envolvido. E colheu três pontos preciosos, permanecendo na terceira colocação.
Há destaques individuais deste time. Além do goleiro Brenno, um dedicado Thaciano, que entrou aos 8 minutos do primeiro tempo em função de lesão de Campaz. Thaciano mudou o panorama do jogo. Quando entrou, o Vasco já vencia por 1 x 0. Veio o empate e o próprio Thaciano marcou o gol da virada. A vitória devolve a tranquilidade ao ambiente tricolor. E deixa o Vasco na alça de mira do quinto colocado, o Londrina. Na sexta-feira, o desafio é fora de casa, contra o Novorizontino.
Inter vence Cuiabá e cresce na tabela
O Inter cumpriu a missão de somar três pontos contra o Cuiabá, no sábado, em casa, mantendo acesa a chama de ainda entrar na disputa do título. A missão é bastante improvável, já que o líder Palmeiras também venceu e mantém a distância de oito pontos de vantagem. De qualquer forma, a vitória colorada foi significativa porque aproxima o time de vaga direta na fase de grupos da próxima Libertadores da América. Apesar do placar, o Inter teve atuação muito boa contra o Cuiabá, criando uma série de chances de gol.
A temporada está longe de se encerrar e alguns jogadores começam a despertar atenção de outros clubes. É o caso do centroavante Alemão, autor do gol, que tem sido protagonista deste Inter de Mano Menezes. O futebol europeu já está de olho, aguardando a manutenção de seu desempenho até o final do Brasileiro. Embora reserva do time, o atacante Pedro Henrique, que deu assistência para o gol colorado, entrou no radar do São Paulo. O treinador Rogério Ceni está encantando com os atributos de PH e a direção já tenta abrir negociação com o Inter para comprar o atacante de olho em 2023.