Ao decidir pela implosão do departamento de futebol e a consequente troca de Roger por Renato, o presidente Romildo Bolzan mostrou o quanto está preocupado com o momento do Grêmio. E não quis correr riscos. Contrariou a lógica do futebol de que não se entregam todas as cabeças de uma única vez.
Bolzan não quis saber de situações pré-estabelecidas. Mudou por completo. E já colheu frutos da alteração no ambiente, com uma vitória apertada sobre o Vila Nova por 2 x 1, com o novo técnico trabalhando ainda em home office.
Renato poderá dar certo neste mandato de dois meses e apenas mais 10 jogos. Por quê? Porque agora não tem planejamento. Não há montagem do grupo de jogadores, indicação de profissionais etc…Renato se atrapalha quando precisa agir como dirigente, tentando organizar o todo do departamento. Desta vez não. É uma missão. Sessenta dias. Dez partidas de mobilização de um time ruim.
Portanto, não devemos esperar grandes atuações ou modelos táticos inovadores. Este time tem condições para subir, talvez com alguns sustos. Que não se criem expectativas otimistas de um Grêmio envolvente. Não vai acontecer. A direção foi incompetente na montagem da equipe.
As estratégias de Renato nós conhecemos. Ele vai blindar o vestiário, defender seus jogadores, comprar uma ou outra briga externa, desconfiar da arbitragem, colocar os mais cascudos no time. E trabalhará para recuperar os questionados. Vai tentar resgatar Edílson, dar confiança a Geromel, ter uma conversa franca com Lucas Leiva. Renato precisa destes jogadores! Diego Souza? Este será seu grande parceiro na revitalização do ambiente de vestiário. Renato sabe fazer isso. É a sua maior virtude.
Inter empata e entra no G-4
O Inter jogou mais que o Corinthians, ontem, em São Paulo, mas ficou no empate em 2 x 2. Com o tropeço dos adversários conseguiu ingressar no G-4. Mas a melhor notícia foi a atuação madura, na casa do adversário, diante de 45 mil corinthianos.
Não fosse a falha do goleiro Daniel, no segundo gol, o time de Mano Menezes poderia ter chegado à vitória. O sonho do título permanece. Mas, repare, prezado leitor: escrevi o sonho do título. O Palmeiras segue como o favorito e tem oito pontos a mais…
A sequência colorada é saudável. Nos próximos três jogos tem dois em casa e não encara nenhum bicho papão do campeonato: Cuiabá (F), Atlético Goianense (F) e Bragantino(C). A seguir com o futebol convincente, provavelmente com a entrada de Alan Patrick entre os titulares o Inter deverá subir ainda mais na tabela. A perspectiva é interessante.