Para que serve um sindicato? Não é raro ouvirmos críticas e comentários negativos a respeito do trabalho feito por sindicatos. É preciso, diariamente, lutar contra a opinião infundada sobre o sindicalismo. É fundamental para classes e causas que tenhamos uma organização séria na luta pela justiça e pelos direitos de cada um. Esse é o caso dos profissionais com mais de 50 anos que estão sendo escanteados no mercado de trabalho pelo simples fato de terem 50 anos ou mais. A pandemia exigiu diversas adaptações de trabalho, como o home-office e a digitalização de diversos processos que antes eram físicos e presenciais. Mas temos outras preocupações.
Ainda precisamos trabalhar em algumas questões e realizar inúmeras adaptações que se fazem necessárias, principalmente se tratando da valorização dos profissionais com mais tempo de carreira. Necessitamos valorizar mais essas pessoas. Como elas possuem grande conhecimento no mercado de trabalho, já tendo presenciado diversas mudanças ao longo dos anos, elas podem trazer diversos benefícios para os nossos negócios e nos ajuda a ter visões diferentes sobre o modo de como trabalhamos. Não é necessário preferir um jovem a um maduro, ou vice-versa. O equilíbrio e a troca de experiências é o caminho.
Quando damos condições mais justas para os profissionais de idades mais avançadas, acabamos mostrando para os mais jovens, que o caminho do sucesso é a experiência. E essa mescla de gerações acaba por provocar mudanças a todo momento, pois o jovem que aprender com o mais experiente poderá passar esse aprendizado no futuro, sempre se lembrando dos ensinamentos passados.
Por isso, vamos focar sempre no conhecimento, essa é coisa mais importante que vamos sempre repassar. O futuro está nas mãos de pessoas maduras, pois podemos estar perdendo trabalhadores com competência, justamente por não dar oportunidades. Estamos lutando por um mundo e um Brasil mais justo, no qual essas pessoas possam ter melhores oportunidades. Essa é uma função de um sindicato.
Mas é preciso sempre que mantenhamos a atualização profissional em foco e como missão. Desde sempre estamos pensando no futuro, formando planos, aspirando o melhor para as nossas carreiras. E a melhor forma de se ter tudo organizado e ter a certeza de que vamos atingir tudo o que queremos na carreira profissional, é nunca parar com os estudos. Sempre temos de buscar novas inspirações e cursos para nos aprimorarmos cada vez mais, pois os estudos são essenciais para nossa formação. A busca pelo conhecimento faz com que cada vez mais surjam oportunidades em nossas áreas de atuação, como é o caso dos administradores, que precisam cada vez mais se redescobrir. Algo que as empresas estão sempre buscando são bons profissionais com formação, seja no ensino superior ou com cursos técnicos. Por isso, é importante que o profissional busque sempre se reinventar, ter conhecimento em outras áreas, mesmo que não seja de sua formação pode ajudar com que o colaborador aplique tal conhecimento nos negócios.
Algo muito importante, atualmente, é encontrar novas formas de pensar e agir para garantir um futuro. Alguns fatores que podem estar atribuídos às mudanças são os diferentes ambientes de trabalho que passaram a fazer parte do nosso processo de transformação. Os profissionais formados no curso de Administração devem estar preparados para se adequar às mudanças. E a busca por conhecimentos devem estar sempre presente na vida dos profissionais, além de sempre buscar por novas habilidades que podem ser necessárias e de grande ajuda para entrar em um mercado tão competitivo.
A área da Administração de hoje exige que os profissionais estejam sempre preparados para a tomada de decisões, e conseguir se adaptar em inúmeras ocasiões pode ser um divisor para os profissionais. Por isso, é tão importante que as pessoas tenham qualificações de credibilidade, pois assumir uma área tão importante quanto a Administração exige pessoas competentes e que estejam disponíveis para tudo que o mercado exigir.