Se você nunca ouviu falar no telescópio James Webb, tenha a certeza que vai ouvir muito sobre ele nos próximos anos, pois desde que foi lançado em 25 de dezembro de 2021, ele vem fazendo descobertas quase toda a semana. A foto da “Nebulosa de Carina”, localizada a 8.500 anos-luz da Terra, parece um cartão de Natal. Ele foi lançado para substituir o telescópio Hubble, com o objetivo de analisar a formação das primeiras galáxias, a formação dos sistemas planetários e de conhecer melhor o nosso sistema solar. Devido a sua tecnologia revolucionária, está conseguindo ver o que ocorreu logo depois da explosão do Big Bang. Como um telescópio consegue ver o que aconteceu há mais de 13 bilhões de anos-luz? Pela luz! A luz viaja pelo espaço. Parte do que a gente vê no céu nem existe mais, é só luz de uma estrela que está viajando. O sol que enxergamos no céu é uma imagem que foi gerada há 8,3 minutos atrás (8,3 minutos-luz de nós), é o tempo que um raio de sol demora para chegar até nós.
Você lembra da série Big Bang Theory? Pois é, agora não são só quatro nerds, mas milhares de cientistas que estão envolvidos em debates sobre os dados encontrados pelo telescópio James Webb. Existem várias teorias sobre a origem e comportamento do universo e até teoria de multiversos. Os que são contrários à teoria do Big Bang estão usando os dados do James Webb para refutar esta teoria. Já os seus defensores, estão buscando explicações para o que estão vendo e que não estava previsto nas suas teorias. Vem muita polêmica por aí. Para nós leigos, é um tanto difícil entender os termos e as explicações destes debates.
Mas o que este tal James Webb Space Telescope (JWST) tem de tão extraordinário? Foi um projeto desenvolvido pela NASA em colaboração com a Agência Espacial Europeia e a Agência Espacial Canadense, que custou 10 bilhões de dólares. Entre as muitas novidades, este telescópio que possui 18 espelhos hexagonais de 6,5 m de diâmetro cada, teve que ser colocado “dobrado” para caber dentro do foguete que o deixou a 1,5 milhão de km da Terra. Lá ele se armou e está fotografando o Cosmos e desvendando mistérios.
O James Webb está verificando também a possibilidade de vida em outros planetas e em galáxias distantes, bem como provavelmente fará novas descobertas sobre a nossa origem. Até o momento não temos nada de comprovações, mas existe a possibilidade de que a vida tenha vindo de fora do Planeta Terra. Se isto se comprovar, nós seremos descendentes de quem mesmo? Os livros dos nossos netos e bisnetos terão novas versões sobre a origem da vida?
A ficção científica mais recente nos mostrou “Interestelar” (2014), no qual os humanos fogem de um Planeta Terra inviabilizado para viver em outros planetas. Em “Não Olhe para Cima” (2021), a tragédia é ao contrário, um meteoro acaba com a vida na Terra. O cinema explora os nossos medos e desejos de conhecer os mistérios do universo e da origem da vida. Mesmo antes de Galileu nós já olhávamos para cima. Esta curiosidade da humanidade levou a grandes avanços tecnológicos e de conhecimento. Vejo investimentos vultosos como este no James Webb como importantes para o progresso da ciência. Por outro lado, discordo de projetos como o da SpaceX, de Elon Musk, que pretende investir quantia semelhante (10 bilhões de dólares) para tentar colonizar Marte. Com este recurso, ele poderia tornar o Planeta Terra muito mais viável e sem a necessidade de alguém querer ir morar em Marte.
E você, acredita que existe vida inteligente em outros planetas? Se existir, será que conseguiremos nos comunicar com elas nas próximas décadas? E se formos descendentes da civilização ultra evoluída do Planeta KXY39Z, será que não rola um plano interplanetário de cooperação para ajudar estes pobres terráqueos? Ou será que eles vão querer vir aqui e levar o que restou de nossos recursos naturais? Humm… Sei não! Acho melhor a gente se fazer de desentendido e não atender a ligação deles!
Dica: Entre nesse link e passeie com o James Webb pelo universo.
Referências:
– As Primeiras Imagens do James Webb vão MUDAR a ASTRONOMIA
– Telescópio James Webb acaba de anunciar a primeira imagem real de outro mundo
– Sérgio Sacani (@SpaceToday): Oumuamua, Exploração Espacial, Vida Extraterreste | Papo Astral
– Não!!! O James Webb não está refutando o Big Bang!!!
– O que James Webb viu na Borda do Universo?