Na hora de escolher entre deixar os netos com a vovó ou o vovô, prefira o segundo. É o que recomenda um recente estudo que realizamos na SeniorLab Mercado e Consumo 60+ há alguns anos com base nos dados da pesquisa com 18 mil homens e mulheres 60+ de todo o Brasil realizada pela Maturi, uma plataforma e comunidade on line para recolocação, capacitação e orientação de profissionais mais experientes no mercado de trabalho e empreendedorismo.
Descobrimos os principais desejos dos maduros quando o assunto é fazer as coisas que tem vontade sem obrigação. Tendo como objetivo orientar marcas, produtos e serviços a melhorar ou construir sua relação com o novo consumidor 60+, entender plenamente os desejos, alguns impossíveis de serem mencionados em um almoço de família, é fundamental para tratarmos de forma correta nossa relação como consumidor sênior.
Ao serem questionados quais são os hobbies prediletos as preferências de homens e mulheres se mostraram bem distintas na maioria dos das opções sendo a mesma apenas em quatro. O que mais chamou a atenção foram as posições que ficaram as opções “Cuidar dos Netos” que nos homens ficou na 15ª posição com 14% da preferência e nas mulheres, pasmem, na 18ª posição com 12% de preferência. Para se ter uma ideia de como as coisas andam difíceis para os netos, o hobby preferido dos homens e mulheres é Atividade Física, com respectivos 66% e 62%.
Importante destacar que isso não significa que as vovós de hoje gostem menos dos netos do que as de antigamente até porque faltam dados do passado para esta afirmação. O que tenho certeza é que hoje tanto as vovós quanto os vovôs têm muitos outros desejos a serem atendidos antes de se dedicarem aos netos como um hobby.
Alguns hobbies ficaram na mesma posição de preferência tanto para homens quanto para mulheres, o que sugere que sejam as atividades ideais para fazer a dois. São elas: atividades físicas na 1ª posição, passear e viajar na 4ª posição, cozinhar na 12ª posição e ir a bares, restaurantes e festas na 17ª posição. As mulheres têm mais planos e variedades de hobbies tendo em média nove atividades desejadas enquanto os homens têm sete.
Cada vez mais distantes do imaginário comum, os 60+ de hoje têm muitos desejos a serem satisfeitos antes se dedicarem aos outros. Não se trata de egoísmo ou algo do gênero e sim o foco no self e a busca do Carpe diem. Depois de criarem e educarem os filhos, trabalharem muito durante a vida profissional, acreditam que chegou a hora de devolverem para si, o que fizeram aos outros. O hobby mais bem colocado de uma atividade direcionada aos outros é “ensinar” e está na 13º posição de preferência para os homens e na 15ª posição para as mulheres.
O ranking de hobbies é um indicativo importante para direcionar esforços e investimentos de marcas, produtos e serviços. Os caminhos estão claros e são extremamente promissores principalmente considerando os R$ 1,06 trilhão de renda dos 60+ no Brasil em 2021. Oferecer produtos e serviços que supram ou melhorem a experiência dos 60+ é o caminho considerando cumprida a etapa de entender, agora passamos para a fase do como atender.
Neste ponto inicia a dificuldade, pois o marketing apenas recentemente começou a se interessar por este consumidor. O Aging in Market, conceito que coloca a visão e necessidades do consumidor 60+ como norteadores das ações de comunicação, serviços e oferta ou desenvolvimento de produtos será o diferencial às marcas que também almejam sua própria longevidade.
Aos pais e mães fica o recado de que se não tiverem outra opção para cuidar da canalhada, pode ser uma boa ideia deixá-los com o vovô. A vovó tem outras 17 atividades que gostaria de realizar antes.