Que Renato é um ótimo agente mobilizador de vestiário todos nós já sabemos. Que, como poucos, ele consegue rapidamente fechar o grupo no seu entorno em busca de objetivos já é reconhecidamente uma virtude. Verdade que ele aplica isso de forma ainda mais intensa quando trabalha no Grêmio. Porque ali está em casa, e circula da cozinha ao gabinete da presidência com a mesma desenvoltura. A novidade é que agora ele usa as redes sociais para mobilizar o grupo.
Até a passagem anterior no Grêmio, em 2021, Renato Portaluppi sequer tinha WhatsApp. As redes, digamos, mais abertas, então, não passavam pela sua cabeça. Ele sempre gostou de privacidade. E se há algo que o incomoda é a mídia falando de seus hábitos de menino do Rio, como o futevôlei em Ipanema e seu chopinho com pouco colarinho e alguns amigos em volta.
Mas Renato mudou! E não conseguiu escapar destas modernidades já integradas ao nosso cotidiano. Provavelmente influenciado pela filha, Carol, baixou o aplicativo de conversas e também criou página no Instagram, onde já tem 644 mil seguidores. Usa o Whats para fazer contatos prévios com jogadores que quer sugerir à direção do Grêmio. Também conversa com os jornalistas mais chegados, passando a pauta que lhe interessa para que seja divulgada, com o seu viés, os assuntos que ele, Renato, considera relevantes. E tem funcionado. Somente um repórter com muita capacidade de filtrar conseguirá resistir a redigir um texto ou levar ao ar, na rádio ou na tv, a informação como Renato quer passar. Ou seja, gol de Renato, agora no WhatsApp!
E quem poderia imaginar: Renato usa o Instagram como agente mobilizador do vestiário. Manda mensagens aos jogadores, publica textos de despedida para quem deixa o clube. Fez isso nesta semana com Thaciano e Thiago Santos, que agora irão jogar, respectivamente, no Bahia e Fluminense. Poderia simplesmente mandar um Whats ou ligar para eles. Mas preferiu dar publicidade a isso. Porque sabe que ao agir desta forma, com mensagens afetuosas de despedida, escancara que sabe blindar o vestiário. Principalmente com jogadores rejeitados pela torcida.
Renato é mestre neste quesito. Treina o time. Treina a direção. Treina a imprensa. E usa até o Instagram para mobilizar o vestiário.
Foto da Capa: Grêmio Oficial