O Brasil realmente foi agraciado por Deus, a natureza aqui é encantadora. Falando das praias, eu já visitei a Baia do Sancho (Fernando de Noronha), Lopes Mendes (Praia Grande, RJ), Segunda Praia (Morro de São Paulo, BA), Pipa (RN), Jericoacoara (CE), Campeche e Rosa (SC), praias que dizem estar entre as mais lindas do Brasil ou até do mundo. Eu desconheço os critérios para classificar a beleza de uma praia e resolvi listar alguns requisitos que eu considero importantes para identificar uma praia como das mais lindas que eu já conheci. Gosto de praia que tenha água verde, morna, transparente, mar calmo e que afunde lentamente, com uma faixa larga de areia clara e fina, sombra com coqueiros e que esteja numa baia, formando aquela curva em que a gente possa enxergar de uma ponta a outra. O que mais embeleza uma praia? Acho legal quando tem falésias, corais, piscinas naturais ou algum outro atrativo natural. Parece demais querer tudo isto, mas por incrível que pareça, algumas praias brasileiras cumprem quase todos estes requisitos. Tem ainda os monumentos, igrejas e outras estruturas criadas pelo homem. É bom ter uma infraestrutura de bares e restaurantes na beira mar ou nas proximidades, desde que não sejam aquelas enormes de concreto. Da mesma forma, hotéis, pousadas e residências podem estar integradas ou serem agressivas ao ambiente. Percebi também que varia muito o comportamento das pessoas de uma praia para outra. Por exemplo, na Ilha Grande (RJ) e em algumas outras, existe uma comunidade de pescadores e pessoas que vieram de fora, criam algum pequeno negócio, se integraram e respeitam a cultura local. Já em outras praias, os empreendedores externos chegam construindo resorts ou grandes hotéis, onde a comunidade local se torna mão de obra destes empreendimentos.
Nesta viagem conhecemos outras praias que fazem parte das listas das mais belas do Brasil e do Mundo. Compartilho com você algumas observações sobre estas praias no intuito de te estimular a visitá-las ou a compartilhar comigo as suas impressões sobre estes locais. Algumas são bem conhecidas, outras são paraísos escondidos, preservadas pela dificuldade de acesso. Por exemplo, o acesso às praias de Pontal de Corumbau (780 km ao sul de Salvador) e as da Ponta de Maraú (270 km ao sul de Salvador) é feito por estradas não pavimentadas e muito esburacadas, onde um carro de passeio demora de 1h30min a 3 horas para fazer 45 km. Imagino que, se estas estradas não fossem tão ruins, faltaria lugar na areia para tanto turista.
Na estrada para Ponta de Corumbau, algumas vezes é necessário passar por desvios no meio de fazendas. Bem, é preciso dizer que o difícil acesso a estas praias é apenas para nós, meros mortais, pois as celebridades chegam lá de helicóptero.
Todo este esforço é compensado ao chegar nas praias da Península de Maraú (BA) e encontrar praias como “Taipu de Fora”, “Barra Grande” e “Ponta do Mutá”. Barra Grande é o maior povoado da Península de Maraú, com ruas não pavimentadas, muitos bares e restaurantes e um ambiente muito tranquilo e seguro. A seguir imagens de Taipu de Fora.
Na Ponta do Mutá é onde as pessoas se reúnem para ver, segundo dizem, o pôr do sol mais lindo do mundo. Mais uma classificação que eu desconheço os critérios, mas que é bonito, isto é verdade.
A Ponta de Corumbau (BA) oferece uma praia de cada lado, até aqui existe o conflito entre escolher de que lado queremos ficar.
De Corumbau se pode ir de barco, numa travessia de uns 40 minutos, até Caraíva (BA) que é a “Gramado das Praias”, onde circulam celebridades e muita gente chic. Gostei de ver em Caraíva placas proibindo o uso de equipamentos de som nas praias.
Ainda na Bahia, 90 km ao norte de Salvador, está Imbassaí, onde o rio encontra o mar, oferecendo as opções de banho em águas do rio ou do mar.
Em Alagoas as estradas são bem melhores, lá encontramos as belezas de São Miguel dos Milagres, onde existem as lindas piscinas naturais, não tão conhecidas como as de Maragogi. A Praia do Riacho consta nas listas das mais belas do país.
Maragogi é o local ideal para visitar as piscinas naturais e o “Caminho de Moisés”, uma faixa de areia que se estende mar adentro em alguns dias do ano, na maré baixa. Ao lado está a Praia do Antunes, que também consta como das mais belas do Brasil.
Em Pernambuco, próximo a Porto de Galinhas está a Praia de Carneiros, outra das top 10 do Brasil, um local que tem quase todos os requisitos que enumerei para ser uma das praias mais lindas: praia com coqueiros, água verde, transparente e na temperatura que varia de 25 à 27 graus. A poucos metros da praia está uma barreira de corais que torna a praia uma piscina. Por outro lado, não gostei de ver que quase todos os acessos a Praia de Carneiros são privados, ou seja, precisa pagar trinta reais por pessoa para poder estacionar o carro e acessar a praia. Outra alternativa é pagar o estacionamento distante da praia e caminhar mais de um quilômetro, ou ainda, dar uma volta até encontrar um local de acesso público. Vários restaurantes cobram R$250 de consumação, não dá nem para tomar uma cerveja sem pagar a consumação. Estamos vendo uma privatização da faixa litorânea, seguindo assim, dentro de algum tempo talvez cobrem até para tomarmos banho no mar.
Nos chamou a atenção a segurança em todas estas praias. Quando fomos entrar na água, pedi para uma pessoa que estava próxima cuidar das nossas bolsas e ela me respondeu “se preocupe não, aqui ninguém rouba”. Nas pousadas e campings, vi as pessoas deixarem o celular carregando a noite na cozinha ou lugares onde circulavam outras pessoas, me pareceu que estávamos em outro país.
Enfim, existem praias para todos os gostos, cada uma com os seus atrativos. Esta viagem está nos permitindo conhecer algumas praias que estão fora dos “roteiros tradicionais”, o que ressalta quanta beleza existe neste nosso litoral para ser “descoberta” e apreciada. Inclua estes roteiros nas suas próximas férias.