Era 15 de novembro de 2020, quando Porto Alegre enegreceu a Câmara Municipal. Naquele ano, elegemos cinco jovens negros para VEREAR por quatro anos em nossa cidade. Remanescentes da diáspora africana, vindos da Ilhota, Redenção, COHAB, Bonja, Tinga, da Pedreira do Morro Santana, Tinga.
Muitos acham que nós, NEGROS E NEGRAS, temos o espírito do revanchismo ou da vingança. Longe disso, temos conosco o espírito da REPARAÇÃO. A quebrada é uma grande professora. É lá que está nossa família, nossa comunidade, nossa identidade. É lá também que amamos, lutamos e choramos logo cedo quando perdemos nossos irmãos e irmãs para a violência cotidiana.
Elegemos não com só esforço do povo preto, mas de toda sociedade antirracista que votou em negros, como a Karen, na Laura (foto da capa), na Bruna, na Daiana e no Matheus. Fico muito honrado e cheio de orgulho por escrever este texto. A mesma Porto Alegre que os elegeu, foi a que colocou três deles na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e duas no Congresso Nacional, na Câmara dos Deputados, Daiana e a irmã Reginete Bispo, que estava na suplência. E aqui os parabéns especial à Reginete, pois representa nossa resiliência.
Antes disso, Porto Alegre, elegeu, em 1986, o primeiro negro para a prefeitura: Alceu de Deus Collares, que foi eleito em 1991, para o governo do Estado.
No dia 31 de janeiro de 2023, junto de meus irmãos e irmãs, rufamos os tambores da ancestralidade para aqueles que passaram a ocupar os seus cargos. Eles estão ocupando esses espaços com os espíritos de Porongos, de Zumbi, de Dandara, de Oliveira Silveira, de Lupicínio Rodrigues, do Príncipe Custódio, de Júlio César de Melo Pinto, de João Alberto Freitas, de Marielle Franco, de Malu Viana.
Estimo que mais negros ocupem cadeiras de espaços representativos. Não só no parlamento ou em governos, mas em espaços de prática da democracia, como Conselhos, Comitês de Bacia, Entidades Empresariais, Lideranças de Partidos, Presidência de Sindicatos e muitos outros.
Cristiano Barcellos, presidente da REAFRO/RS, Rede dos Afroempreendedores do RS, Articulador do POA Inquieta