Na semana de 1º a 6 maio ocorrerá em Porto Alegre o 1º Fórum Social das Periferias. Estarei participando desse evento inédito de diversas formas: como observador, participante, mediador e palestrante.
Esta iniciativa está sendo organizada pelas comunidades, movimentos sociais educadores, militantes de base, enfim gente que atua na ponta, na periferia. Estão sendo previstas diversas atividades. Para esse momento de ataques à democracia, nada mais relevante do que propor o debate e o entendimento de como aplicar os recursos do orçamento público.
A abertura será na Ilha dos Marinheiros e no dia 6 de maio, das 10h às 13 h, o evento será na Cruzeiro (Dona Otília, 146) a proposta será socializar o orçamento público através de uma linguagem acessível e fácil para que todos e todas compreendam. Estarei em uma roda de conversa com representantes de vários segmentos, entre eles, Márcia Quadrado, Joceane Gaspareto e WsWagner. Do encontro sairá um documento com encaminhamentos e sugestões. É uma oportunidade também para você, caro leitor, cara leitora, de participar desse processo político de base. Venha!
Essa importante iniciativa visa chamar atenção das autoridades municipais, estaduais e federais para melhor alocação dos recursos públicos. Como secretário, estarei na atividade do transporte público e mobilidade. Tema atual e de vital importância às periferias e a cidade.
Outros temas fundamentais também estarão na pauta. Racismo estrutural, feminismo, falta de moradias dignas, cultura, saúde, educação, inclusão digital, formação política e economia solidária serão abordados de diversas formas. Conto contigo, prezado leitor, cara leitora para ajudar na divulgação, para participar, pois o contexto só vai melhor se todos se unirem para construir um horizonte com mais participação e cidadania.
*Felisberto Seabra Luisi é conselheiro da Região de Planejamento 1 do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano/Ambiental e membro dos coletivos Preserva Redenção, Reserva Marinha do Brasil e do grupo POA Inquieta Sustentável.
Foto da Capa: Vila Cruzeiro, em Porto Alegre. Giulian Serafim / PMPA