Recentemente estava realizando uma consultoria sobre Marketing Digital Multicanal para uma empresa de comunicação (jornal Impresso em migração para o digital) de uma cidade do interior de Minas Gerais. Do outro lado estava uma das colaboradoras da empresa, responsável por várias atividades, além da comunicação digital, algo característico em empresas deste porte e absolutamente tudo certo. Porém, me chamou a atenção é que não estava presente o proprietário, que normalmente é o mais interessado e quem realmente está investindo o dinheiro para este repasse de conhecimento.
Quando perguntei por que ele não estava, uma vez que nesta fase da consultoria, seriam abordados vários aspectos estratégicos do negócio, antes de entrarmos em detalhes técnicos, ela comentou… “Sabe, Deivis, ele já é um senhor com mais idade, mas sabe… o pior é que ele se acha velho, que este tipo de assunto (Marketing Digital MultiCanal) não é mais para ele. É triste isto, né?”
Fiquei meio chocado com a resposta, mas mais ainda foi com a próxima pergunta: “Qual a idade dele?” E ela meio sem graça disse: “55 anos”.
Meu Deus, eu estou com 52 e a minha função aqui é ensinar Marketing Digital!
O que aconteceu neste terrível cenário? E que é tão comum nos dias de hoje?
Mais alguns meses após aquela fatídica consultoria, atendi um outro senhor, para o mesmo serviço, do mesmo segmento de jornais e igualmente de uma pequena cidade do interior de Minas Gerais. Este senhor, porém, tinha em torno de 70 e poucos anos, grisalho, muito humilde, que começou a consultoria com um certo receio se iria conseguir compreender o que eu tinha para falar. Ainda na ligação de agendamento, ele demonstrou esta insegurança, mas depois que tratei de tranquilizá-lo com o conteúdo… lá estava ele, diante de mim, numa sala de video-conferência, pronto para ouvir sobre Estratégias Digitais para o seu negócio!! Foram 12 horas, 3 dias de um dos mais gratificantes trabalhos que já realizei como consultor de Marketing Digital MultiCanal.
Por horas, parecia que eu estava diante de meu pai, que casualmente tem características similares.
Tenho absoluta certeza que contribuí muito no negócio dele, mas igualmente maior foi a contribuição deste homem em minha vida. Falamos de negócios, como tudo começou, as dificuldades e principalmente os sonhos que ele sempre teve e ainda nutria para a empresa dele.
Passei os dias pensando:
– Quantos, no lugar dele, estariam de chinelinho, sentado em frente a televisão vendo a vida passar…
– Olha como ele encara o tempo que possui, sendo produtivo, construindo algo, empreendo, gerando riqueza, buscando conhecimento… e por que tantos encaram de forma tão diferente?
- Como fazer para ter o brilho que ele tinha no olhar, nesta idade?
————
Era um dia de inverno aqui no Rio Grande do Sul, uma madrugada gelada (5 horas da manhã), porém muito linda, pois em breve o sol iria nascer e eu chegando ao aeroporto para uma agenda em Brasilia/DF, isto há uns 5 anos. Precisava tirar um dinheiro no caixa eletrônico para esta viagem e, então, me dirigi ao desembarque primeiro. Ao entrar no aeroporto, para minha surpresa, estava saindo o Sr Jorge Gerdau Johannpeter, empresário conhecido à frente do Grupo GERDAU por vários anos. Ele estava chegando de um vôo e parecia extremamente entusiasmado, feliz e radiante com a sua chegada. Estimo que ele devesse estar na época em torno de 80 anos de idade.
O que levara este senhor, com as conquistas que já havia alcançado, estar as 5 horas da manhã, retornando de algum vôo, a trabalho, ou seja, ele já estava na ativa faziam algumas horas. Sim, muito provável que era a trabalho, pois estava de terno e gravata e não vestido casual!!
A única resposta para isto… Nunca pare de Sonhar e Realizar!!
Tudo que fazemos, onde chegamos, quem seremos… passa por Sonhar!
“O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza de seus sonhos.” (Eleanor Roosevelt)
Tenho conversado com muitos jovens ultimamente e tenho perguntado para todos eles: Quais são seus sonhos!!
E tenho me assustado com as respostas. A maioria delas, sequer são sonhos, não passam de objetivos de curto prazo!
E você? Quais são seus sonhos?
Pegue um papel e uma caneta agora e escreva, rapidamente 10 sonhos que você tem e que deseja realizar nesta existência:
- Aquela viagem maravilhosa!
- Uma casa aconchegante
- O carro incrível que só existe nos filmes?
- O marido, a esposa que seja companheiro(a) para uma vida?
- Uma filha, um filho incrível?
- Contribuir para este mundo de forma a deixar uma marca importante nas muitas pessoas que encontrar?
“Sonhar é o primeiro passo para a realização de qualquer coisa que realmente importa em nossas vidas!”
Quero finalizar com esta história, este feito incrível que aconteceu no ano passado: Dia 11 de julho de 2021, um jovem senhor de 70 anos subiu ao espaço e se tornou o primeiro astronauta comercial do mundo! Feito realizado a bordo da sua própria espaçonave: Richard Branson a bordo da Unit22 – Virgin Galactic
Clique na foto para ver o vídeo
Como ele mesmo comenta no vídeo: “…foram 17 anos de trabalho muito duro, para chegar aqui”
17 Anos!! E você querendo tudo para ontem? Pense Nisto!
Ouça a fala dele, neste outro momento épico:
“Isto é para vocês crianças, aí em baixo… Eu fui uma criança com um sonho, olhando para as estrelas… Agora, sou um adulto em uma nave espacial, com vários outros adultos incríveis, olhando para a nossa maravilha, nossa terra maravilhosa… Para a próxima geração de sonhadores!! Se nós conseguimos fazer isto, imagine o que você pode fazer!!” Richard Branson
Obrigado Sir Richard Branson, por inspirar, por colocar os limites lá onde você chegou e mostrar para todos nós humanos, que não temos limites para nossos sonhos!!
“Nada lhe pertence mais que seus sonhos.” (Friedrich Nietzsche)