Essa leitura constante é essencial, o que acaba por deixar os profissionais cada vez mais aflitos. Ansiosos por informações que os levem ao melhor resultado, que os façam criar uma nova onda de consumo. É como acordar toda manhã e estar vivendo numa prova de gincana, com tarefas quase hercúleas. É do nosso tempo e não teremos como mudar, precisamos é compreender como conviver com isso.
Todos procuram pelos dados que dirão como age, como pensa e como provavelmente vai se comportar o público-alvo. Não será somente isso, por mais que a informação nos seja entregue, somente a leitura do cenário, a compreensão de sua usabilidade é que levará ao resultado esperado. Ou seja, além do dado é a análise experiente que fará nascer o diálogo com seu consumidor.
Por mais preciso que sejam os levantamentos e maior a confiabilidade das informações, nenhum mecanismo pode deixar de lado as vivências, que nos permitem o verdadeiro entendimento do consumidor. Em tempos como os atuais, estejamos cientes, sempre poderá surgir um fator extra que muda tudo e irá interferir em nosso resultado. Porém, não ter dados hoje em dia é um voo sem combustível. Prepare seu time e você mesmo, para ler as informações coletadas, comparar com tendências do seu mercado e esteja pronto para corrigir a rota quando necessário, e muitas vezes, isso pode ser logo depois da largada.
Uma análise bem-feita pode ajudar no desenho de um cenário, pode construir pontes onde não foram vistas oportunidades, mas não podemos ao mesmo tempo ficar apenas no levantamento externo, as equipes de venda, atendimento ao cliente (entre outras) devem levar aos gestores, além dos dados, as suas impressões do que está ocorrendo com o produto/consumidor, pois muitos insights podem surgir de uma opinião de um cliente e representar bem mais toda a categoria do que se imagina.
O que isso nos ensina? Que a eficiência do seu levantamento de informações somada à compreensão do perfil e à perfeita definição da persona poderá trazer resultados mais eficazes na medida que seu processo decisório está alicerçado no trinômio: Dados – Tendências – Pessoa. Some a isso uma cultura aberta a compreender o mundo e os anseios do público-alvo. Se você pensar no que a Fiat fez na prova do líder do BBB23, você entende que os dados que fizeram da marca líder de mercado na categoria, não teriam como prever o post de expectador, mas a agilidade da resposta a ele e também a compreensão de que toda expressão deve ser levada em conta, trouxeram um grande ganho de imagem, agora sim, os dados podem ser unidos à conversa novamente e a partir daquele momento entender a repercussão de resultado e planejar os próximos caminhos. Com este exemplo, apenas quero convidar vocês a olharem além dos dados e não esquecerem que todas as informações e interações podem nos trazer grandes resultados.
Mantenha seu BI atualizado, olhe várias vezes seu mapa de calor, mas nunca esqueça que informações brutas são apenas números, informações aplicadas são resultados, informações bem lidas são o diferencial de gestão que você deve ter.
Ricardo Gomes é Head de Comunicação do Pacto Alegre, Publicitário com especialização em Gestão, Empreendedorismo e Marketing
(As opiniões emitidas nas colunas não representam o Pacto Alegre, o espaço é destinado à participação de convidados)