Neste mês, o Sindaergs – Sindicato dos Administradores no Rio Grande do Sul, o qual eu presido, completou 44 anos de história. Feito do qual eu tenho orgulho de participar e de contribuir durante este período em que estou à frente desta organização. Mas muito mais que falar sobre as conquistas e melhorias geradas pelo Sindaergs, gostaria de relembrar a história desta importante instituição e o motivo pela qual ela existe.
Fundado em 6 de março de 1979, o sindicato teve participação em diversas lutas em defesa dos interesses da categoria dos Administradores e oferece diversos benefícios aos associados, como planos de saúde e odontológicos, auxílio em homologações, descontos com empresas parceiras, cursos e palestras de qualificação e aperfeiçoamento profissional. O movimento sindical iniciou no Brasil no final do século XIX, com o objetivo de lutar e garantir os direitos da classe trabalhadora da época. No início do século 20, jornadas de trabalho exploratórias com 14 e 16 horas de duração eram comuns. Por isso houve uma união entre aqueles que estavam sendo explorados para buscar a justiça e condições saudáveis para trabalhar.
Por mais que muitos ainda tenham opiniões contrárias ao sindicalismo, todos trabalhadores usufruem de conquistas advindas desse movimento. A Consolidação das Leis do Trabalho, a CLT, que foi instituída na década de 40 por Getúlio Vargas, é resultado de lutas por maior regulamentação e por direitos dos trabalhadores, por exemplo.
Atualmente, as lutas seguem pela garantia de um exercício digno para todos aqueles que trabalham. Ação que se mostra ainda mais fundamental diante dos casos de trabalho análogo à escravidão que recentemente foram denunciados na Serra Gaúcha e estão sendo investigados.
Pelo Sindaergs, temos como clara missão atuar fortemente na valorização dos profissionais 50+, pois percebemos um preconceito vindo do mercado de trabalho quanto em relação aos profissionais 50+. O que é uma atitude totalmente infundada, pois além de ser considerada uma forma discriminação, não condiz com as vantagens que alguém experiente pode trazer para a empresa. Por isso, lutamos pela valorização desta faixa etária, pois acreditamos que através das suas experiências, eles influenciam o time mais jovem a ter mais dedicação, comprometimento e proatividade.
Porém, conquistas que impactam diretamente os associados de um sindicato também são fundamentais. Por exemplo, durante a gestão a qual pertenço, o Sindaergs ampliou seu espaço físico com a aquisição da nova sala, que será usada pelos administradores associados. Além da expansão, o sindicato promoveu também a reforma na sede atual, criando a sala de reuniões João Alberto Araújo Fernandes. O nome é em homenagem ao ex-presidente João Alberto Araújo Fernandes. Isso foi feito para todos os administradores do Rio Grande do Sul.
A intensificação da representatividade no interior do estado também é uma das pautas atuais. Somos a entidade que representa os administradores de todo o estado. Com o intuito de nos aproximarmos e entendermos os desafios da classe que não está somente na região metropolitana, continuamos um importante processo de interiorização, principalmente nas regiões próximas de Caxias do Sul, Pelotas, Santa Maria, Pelotas, Rio Grande e Missões.
Ao longo desses 44 anos houve muitas conquistas que fizeram estarmos aqui. Mas ainda há um longo caminho que devemos percorrer para melhorarmos oportunidades para os administradores e tecnólogos em administração no mercado de trabalho. Estamos atuando fortemente no apoio e reivindicação da revisão das leis trabalhistas, na luta pelos benefícios devidos e na promoção de cursos e palestras de qualificação.